Resumo dos discursos dos Vereadores de Assis Brasil na 4ª Sessão Ordinária

por Antonia Nascimento publicado 16/03/2021 14h21, última modificação 16/03/2021 14h21
Confira!

 USARAM A TRIBUNA

1 FRANCISCO MOURA (PCdoB)

Cobrou rotatória na entrada da Pedreira, em frente ao Lifa e colocar quebra-molas em locais diferentes da cidade porque Assis Brasil merece. Já foi conversado com a Deputada Vanda sobre os quebra-molas. Sobre a sinalização, Assis Brasil não tem, já foi colocado asfalto mas falta sinalização e quebra-molas. No demais pediu atenção do Prefeito no trecho em frente ao quartel porque é um local escuro e precisa de iluminação, pois a qualquer momento pode acontecer um acidente. Finalizou falando sobre a iluminação pública, onde o Prefeito de Epitaciolândia doou lâmpadas para iluminação de Assis Brasil, é algo que vai melhorar muito se colocar até que chegue as lâmpadas LED.

2 EDUARDO MARQUES (PT)

Falou sobre o papel do Vereador. Destacou que quer estar presente em todas as sessões e tem o compromisso de começar a fazer reuniões no interior, principalmente na zona rural em sua comunidade. Disse que foi procurar o Prefeito ontem na Prefeitura mas ele está viajando. Destacou que o pessoal precisa ter seu ramal, sua ponte para poder se locomover. Sabe que não pode fazer ramal dentro da reserva então vai ter grupos com varador porque dentro da reserva não pode fazer ramal, mas um carreador ou varador pode. Destacou que está no século XXI que é o século do desenvolvimento, mas que ainda vê gente pilando arroz para pelar, então precisa de peladeira de arroz. Contou que estará saindo hoje para fazer duas reuniões na zona rural.

3 ADELSON CUNHA (PCdoB)

Falou indicação que fez para calçadas no km 02, mas ainda não teve resposta. Falou de rua em frente ao Barreto, destacando que não está em boas condições e pediu ao Secretário de Obras, para que dê uma olhadinha na rua. Dentre outras coisas falou sobre o esporte, pedindo paciência dos atletas pois o ginásio está passando por adequação e o Prefeito garantiu que em breve estará pronto. Finalizou falando sobre os peruanos que vem para a cidade todos os dias e os brasileiros não em esse direito, nisto pediu um olhar dos demais Vereadores e Prefeito para ver o que podem fazer em relação à situação, tendo em vista que muitas vezes eles não usam máscaras.

4 WERMYSON MARTINS (PSDB)

Iniciou seu discurso lendo o salmo 91 para todos. Depois falou sobre a Assistência Social, parabenizando seu amigo Sandro, por ter passado uma semana de Secretário, mas quando começou a crescer foi exonerado. Parabenizou porque em uma semana foi elogiado por pessoas da Assistencia por ter feito bom trabalho. Depois falou sobre o Posto de gasolina, agora tem o cupom destacando os impostos. Mudando de assunto, falou sobre limpeza de terrenos, destacando que a Prefeitura tem o trabalho de fiscalizar, mas os moradores tem que ter consciência de limpar suas propriedades. No demais relatou apelo do pessoal do ramal do km 10 porque o ramal está muito difícil, mas se Deus permitir esses ramais serão feitos esse ano. Também falou sobre o comércio que gera renda e emprego em Assis Brasil. Que o comerciante deveria ser chamado para conversa alternativa em relação ao lockdown. Destacou que conversando com empresária, ela disse que nunca havia ficado sem pagar um boleto no prazo, mas dessa vez ficou. No tocante pediu ao Prefeito para sentar com os comerciantes para ouvi-los. Dentre outras coisas, parabenizou o motorista Manoel por ser um profissional de excelência, contou que  passou e viu ele limpando o carro que trabalha com muito zelo ao veículo. Então pede que todos os motoristas tenham esse zelo. No demais, contou que conversou com morador que pediu para o vice prefeito para quando começar o verão seja passado máquina na rua dele. Disse que esteve visitando os serviços de limpeza do Bela Vista na Via Verde e viu que a população está feliz com as ações da secretaria de obras, nisto parabenizou o secretário e todos os garis pelo serviço.

 

5 JURA PACHECO (PT)

Disse que participou de reuniões com o Prefeito e cabe esperar para ver se aquilo que o Prefeito fala nas reuniões será cumprido. Disse que tem ouvido da boca dos colegas que foram reeleitos, que não tiveram atenção do executivo na gestão do Zum, então nessa legislatura estão vivenciando a atenção do Prefeito Jerry com os Vereadores. Mudando de assunto contou que o Prefeito de Epitaciolandia colocou iluminação LED e nobremente doou para Assis Brasil suas lâmpadas normais então acredita que as coisas vão andar, já viram em Assis Brasil algumas mudanças. No demais, citou fala de Peleco que disse que moradores estão pilando arroz que é algo da antiguidade. Sabe do sofrimento que é pilar arroz, mas na comunidade do Foquim tem peladeira e pra lá não dá uma hora para a Primavera, então não entende porque a pessoa decidiu pilar ao invés de levar para pelar na primavera. Dentre outras coisas, disse discordar de Peleco no tocante aos ramais, pois tem que fazer ramal na reserva e encampar luta com o ICMBio para levar melhoria para o morador rural. Nisto disse que o ICMBio só trouxe discórdia para as comunidades rurais do país porque são pessoas que se proclamam os arautos da moralidade e chegam nas comunidades rurais mostrando autoritarismo frente a pessoas humildes. Sobre os projetos que chegam na Casa, como relator pediu que não sejam divulgados pelos Edis antes de passarem pelas comissões e tramitação legal, porque senão traz euforia para a população e os prejudicados são os Vereadores. Sobre a Assistência Social, disse que Sandro estava interinamente porque ele é Chefe do Esporte, mas no pico dos problemas a Johana fez seu papel. Prefeito tem que achar nova Secretaria de Assistência Social e para a Saúde também, já que Ivelina está interinamente. Por último falou sobre os impostos federais que foram retirados do combustível, destacando que se o Governador do Estado, Gladson Cameli, retirar o imposto também vai ter que dizer que vai fracassar na educação, fechar algum hospital, porque o Estado depende de impostos, então deixou a reflexão enfatizando que a coisa não é tão simples assim. Finalizou dizendo que Gladson não é de seu partido, mas tem se mostrado com responsabilidade diante da pandemia, então espera que a população também esteja atenta a essas manobras do Governo Federal, que retira impostos pressionando o Governo estadual para retirar também e sabe que o Estado precisa.

Destacou que a limpeza pública agora faz parte da Secretaria de Meio Ambiente, que Jerry tem dado importância à essa área. Que a limpeza só funcionou quando os Prefeitos deram condições para os chefes de limpeza, citou época da Eliane e agora Jerry também está dando e limpeza está fluindo. Disse que viu na gestão anterior que o Gilsão esposo da Vereadora Gilda, se desdobrava para buscar melhorar a limpeza do município e não fez mais porque não tinha condições, então espera que possam olhar para o Gilson e integrá-lo na limpeza novamente. No demais destacou que se um dia for candidato a Prefeito e ganhar, vai contratar pessoas que não votaram nele, desde que tenham competência. Mudando de assunto disse que sobre a insalubridade, não sabe informar ao certo, mas ouviu falar que durante a pandemia tem um recurso destinado para pagar essa insalubridade as pessoas que trabalham diretamente com o problema e nesse caso desde a gestão de Zum, foi determinado que o posto Gildo Ferreira seria referência do Covid. Nisto destacou que é preocupante a quantidade de pessoas que chegam no Gildo, e só tem um médico que trabalha com o covid, mas suas referências na cidade são boas e é o que a população precisa. Finalizou dizendo que a sessão é transmitida online tem que deixar a porta da Câmara fechada porque se uns não podem entrar, outros tampouco podem.

6 MANOEL AROLDO (MDB)

Justificando sua ausência na sessão passada, contou sobre os sintomas que teve de Covid. Mudando de assunto disse que quando um gestor assume e com três meses tem gente que ainda não se encontrou, é porque não é brincadeira ser secretário ser secretário nesse momento que se vive hoje. Disse que quem dá nome a um Prefeito são seus secretários, porque quando um secretário vai mal, recai sobre o Prefeito. Sobre a insalubridade, contou que tomou conhecimento de que houve um acordo de pagar insalubridade dobrada dos servidores do posto Gildo Ferreira, destacou que não está criticando, mas quer procurar a Secretaria para reivindicar se tem recurso para pagar insalubridade para os demais servidores da rede municipal de saúde, pois todos têm contato com a população que tem sintomas, pois muitos na dúvida procuram os demais postos. Finalizou parabenizando o Presidente do Legislativo Wendell e o Prefeito Jerry pelas suas agendas em Rio Branco, viu várias agendas e destacou como mais importante a retomada da legalização fundiária em Assis Brasil, nisto os parabenizou por procurar o melhor para o município.

 

MATÉRIAS APRESENTADAS NO EXPEDIENTE

INDICAÇÃO Nº 004/2021, datada de 12 de Março de 2021, de autoria do Vereador Wermyson Martins Tamburini, para que a Prefeitura encontre uma forma de voltar a emitir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em Assis Brasil;

INDICAÇÃO Nº 002/2021, datada de 12 de Março de 2021, de autoria da Vereadora Ana Cláudia da Silva Gonçalves de Moraes, para que seja realizado reformas em todas as escolas rurais que estiverem necessitando de reparos e que sejam adquiridos bebedouros para as mesmas;

OFÍCIO Nº 0021/2021, datado de 12 de Março de 2021, encaminhado ao Chefe do Detran no Estado do Acre, solicitando a construção de quebra-molas e sinalização na Avenida Raimundo Chaar e nas Ruas Eneide Batista e João José do Bonfim no Município de Assis Brasil.

 

PROJETOS APRSENTADOS NA ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI Nº 003/2021, datado de 11 de Março de 2021, de autoria do Executivo Municipal que ratifica protocolo de intenções firmado entre Municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus; medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde;

PROJETO DE LEI Nº 004/2021, datado de 11 de Março de 2021, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar processo seletivo simplificado para contratação de pessoal por prazo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências;

PROJETO DE LEI Nº 005/2021, datado de 15 de Março de 2021, de autoria do Executivo Municipal, que amplia e define as competências legais da Diretoria de Tributação, Arrecadação e Fiscalização, instituída pela Lei Municipal nº 425, de 13 de Dezembro de 2013, e dá outras providências;

PROJETO DE LEI Nº 006/2021, datado de 12 de Março de 2021, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar por superávit primário e dá outras providências.

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.