RESUMO DA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE ASSIS BRASIL

por Antonia Nascimento publicado 15/04/2021 10h35, última modificação 15/04/2021 12h19
Confira os discursos, indicações feitas e Projetos apresentados

MATÉRIAS APRESENTADAS NO EXPEDIENTE

INDICAÇÃO Nº 003/2021, datada de 12 de Abril de 2021, de autoria do Vereador para ADELSON SILVA DA CUNHA, para que a Prefeitura faça a iluminação da Trilha Brasil/Perú e reconstrua a passarela suspensa.

INDICAÇÃO Nº 001/2021, datada de 12 de Abril de 2021, de autoria do Vereador para AROLDO BATISTA DOS SANTOS, para que a Prefeitura nomeie o Abrigo Municipal de Apoio aos Imigrantes com o nome de OTONOEL SOUSA DE OLIVEIRA MARTINS.

 

USARAM A PALAVRA

1 WERMYSON MARTINS (PSDB)

Contou que fez visitas que fez no matadouro, onde viu de perto o serviço que está sendo feito na parte da vigilância sanitária com funcionários todos adequados como a vigilância pede. Parabenizou o senhor Junior e Mayara empresários que tomaram de conta do empreendimento, destacando que antes da pandemia vendia uma quantia e agora diminuiu, mas eles continuam mantendo os empregos. Visitou setor de cadastro, viu questão de encargos e taxas do município onde tem muitas dívidas a serem cobradas de IPTU, ISS, etc. Conversou com Vanderléia sobre os terrenos cheios de matos e ela disse que já foi detectado os donos e fará as notificações. Visitou secretaria Néia da CPL, onde ela mostrou as licitações que já foram feitas e destacou que é um setor que não pode parar. Visitou Vice-Prefeito, conversou sobre as demandas do município, onde ele disse que o verão promete pois virá muitas coisas boas para o município. Falou sobre a barra que foi colocada na praça Henoch Timóteo. Dentre outras coisas parabenizou Prefeito de Epitaciolândia e Fernanda Assem pelo ótimo trabalho que vêm fazendo. Concluiu deixando versículo bíblico para reflexão em apocalipse 18.

 

2 FRANCISCO MOURA (PCdoB)

Falou sobre ter conseguido com o Dr. Edson cascalhos para arrumar os ramais de Assis Brasil, que além disse também visitou o ramal do km 88 onde também pediu do proprietário a doação de cascalho para a Prefeitura e o mesmo doou. Nisto enfatizou que os cascalhos estão conseguidos e que se o prefeito tiver interesse poderá pegar a hora que quiser para arrumar os ramais. No demais enfatizou que Jerry e seu vice estão com apenas três meses de gestão, mas apesar do jeito que pegaram a Prefeitura atravessando dificuldades, já fizeram muita coisa pela cidade. Finalizou dizendo que quer ver alguns ramais encascalhados e ladeiras arrumadas.

 

3 JURACI PACHECO (PT)

Contou que juntamente com o Prefeito, fez visita ao lançamento do programa Prefeitura na Comunidade, onde teve atendimentos de saúde, testes de covid, etc. Nisto conversou com muitas pessoas e concluiu que se a saúde não chegar na comunidade não tem como detectar esses tipos de doença e quantidades no município. Disse que consegue ver que no curto período de tempo que Ivelina está a frente da secretaria, vê que demonstra um grande interesse em deslanchar os serviços de saúde no município. Que vê sua preocupação em ter relacionamento bom com os funcionários para que as coisas possam fluir e os trabalhos cheguem até a população de uma forma mais fluida. Nisto espera que ela seja aberta ao diálogo com os Vereadores, estará pedindo reunião com ela e como ela já foi Vereadora acredita que ela estará aberta. Porque como Vereador da base partidária do Prefeito, disse que se souber de um secretario que não atendeu bem um Vereador ou que cometeu erros ele vai ser penalizado. Destacou que com a Secretária anterior eram muito bem atendidos e espera que com Ivelina seja igual. Mudando de assunto falou sobre matadouro que a diminuição dos abates se dá porque algumas pessoas estão levando para abater em Brasileia. Finalizou parabenizando o vice prefeito na Secretaria de obras por ter feito a barra na praça Enoque, mas criticou que a barra foi colocada muito alta. Disse que conversou com vice e ele se comprometeu em fazer uma outra que possa atender as necessidades de pessoas de mais baixa estatura.

Pediu que possam fazer uma legislatura pautada nos verdadeiros problemas que Assis Brasil tem para resolver, no tocante pediu aos nobres colegas que se unam para pautar certas demandas, porque se ficar pautando indicações, tapa buracos, vão ficar no marasmo e as coisas que realmente devem ser pautadas poderão ser deixadas de lado, sendo que são as que realmente vão melhorar o município. Assis Brasil hoje perde muito com a questão dos limites territoriais, então tem que dar as mãos e buscar Prefeito Jerry que também está interessado para ir cobrar. Outra situação é a reforma administrativa que está causando atraso e Vereadores e Prefeitura tem que ter coragem porque com a reforma o município poderá economizar cerca de 80 a 100 mil reais por mês. Então quando vier essa matéria em pauta tem que votar com seriedade, porque muitas vezes vai beneficiar mil pessoas ao invés de apenas dez. Outra situação é a criação do bairro km 02, onde já está sendo marcada reunião com secretário de planejamento, setor de cadastro e prefeito para realização do projeto para quando o ITERACRE estiver em Assis já estar tudo pronto. Outra situação é a questão do IPTU, que todos sabem da situação, a Prefeitura irá encaminhar projeto para a Casa e como relator irá pedir conversa com jurídico porque não concorda em cobrar 2 IPTUs nesse período de pandemia, então irá pedir a isenção do IPTU de 2020, pois sabe da situação que tem pessoas que não tem nem o que comer. Então quer que Secretário de planejamento encontre um jeito para solucionar o problema. Sobre a indicação de Aroldo para colocar nome de Otonoel no abrigo, destacou que era uma pessoa amiga de todas e atendia todos bem, então acha que o nome de Otonoel é um nome muito importante para a cidade e acha que o abrigo é algo muito pequeno para conter o nome de Otonoel, então pediu que o Vereador reavalie que o nome dele seja colocado no CREAs. Esclareceu que não se opõe em colocar o nome do Otonoel no abrigo, mas acha que é muito pouco.

Falou sobre o falecimento de Dr. Tuffi, pessoa do bem. relembrou os trabalhos que esse médico prestou em Assis Brasil, quando ele vinha para suas pescarias em Assis, marcava cirurgias nas mulheres e depois seguia para as pescarias. Deixou sua solidariedade ao grande homem que foi em vida Dr. Tuffi. Sobre pessoas da endemias, são pessoas que estão ali porque querem mesmo prestar serviços. Nisto se solidarizou com o presidente para fazer conversa com o prefeito par que se eles quiseram ficar em casa tem seu apoio, enquanto eles não tomarem a vacina da covid. Mudando de pauta contou que chegou na Casa mais um seletivo, freezou que quer saber como vai ser a seleção dessas pessoas, porque já aprovou/relatou dois seletivos. Vai querer que a prefeitura mande realmente como vai ser o seletivo, nisto pediu o apoio dos colegas. Em relação a isenção do IPTU se o poder público quiser encontra forma de abrir mão do IPTU de 2020. Que se ele fosse prefeito não cobraria, anistiaria. No demais falou sobre os ramais, contou que esteve na comunidade derretido e falou para o Prefeito que a Câmara está ligada no assunto e pediu que antes de qualquer trabalho nas comunidades que sejam feitas reuniões com as lideranças para discutir o que será feito. Sobre as máquinas que estão trabalhando em Assis, destacou que o governador abriu convenio para que Guilherme trouxesse as máquinas para melhorar a questão dos entulhos. No tocante disse ter certeza que tanto Jerry e Reginaldo querem que faça um sol para fazer melhorar nas ruas, mas tem que esperar o verão, não pode colocar a carroça na frente dos bois. Concluiu informando que vai chegar na Casa um projeto de REFIS, para negociação de dívidas.

 

4 WENDELL GONÇALVES (PSDB)

Justificou a ausência da Vereadora Gilda que está em RB em tratamento de saúde e de Eduardo pois houve desencontro de informações. Depois deixou seus pêsames à família do senhor Manoel que caiu de uma escada, bateu a cabeça e foi a óbito. Nisto destacou que ele sempre foi uma pessoa de bem, que Deus tenha ele em bom lugar. Também deixou pêsames a toda a família bandeira pela perda de Otonoel. Relembrou que teve oportunidade de estudar com ele, sempre foi uma pessoa que não tinha distinção, pessoa de risada alegre. Que enquanto foi secretário estava sempre disposto a ajudar, nunca dizia não a ninguém. Relembrou também o falecimento do seu avô, do Dr. Tuffi, dona Queca. Contou que sua mãe não está bem, então fica preocupado, mas coloca nas mãos de Deus. Mudando de assunto, falou sobre reforma administrativa, que vinha conversando com Prefeito, alguns municípios aderiram e deu certo, então a Casa tem que ter a coragem também de chegar no Prefeito e pedir que seja feita. Sabe que tem classe que vai se sentir prejudicada, mas tem que ter coragem de debater essas matérias porque é algo que vai permitir que o município saia da inadimplência, quite as dívidas e avance. Sabe que no futuro serão lembrados se tiverem essa coragem. Dentre outras coisas relatou que o Prefeito estava em Rio Branco fazendo assinatura de convenio com ITERACRE, então realmente precisa de urgência a questão da criação do bairro km 02. Parabenizou o Prefeito pela atitude, pelas visitas na comunidade rural, por estar em Rio Branco, etc. então vê o esforço dele. No demais relatou questão do abrigo que é ao lado da Endemias, fluxo é grande e pode acontecer haver contaminação de covid. Destacou que é impróprio endemias funcionar ao lado do abrigo que irá conversar com Prefeito para ver uma solução de forma que os funcionários possam fazer trabalho remoto, pois eles já são contaminados com DDT. Em relação ao nome do abrigo ou CREAS ser Otonoel CREAS disse que não se opõe a nenhum dos dois. Mudando de pauta, criticou que vê pessoas da saúde trabalhando em combate a covid durante a semana, mas no final de semana estão em aglomerações com bebidas, ou em banhos, etc. Nisto destacou que muitas vezes Vereadores se excluem de participar de eventos para não serem criticados, mas vê os jovens funcionários da prefeitura de grandes secretárias que durante a semana trabalham normalmente, mas final de semana se aglomeram, nisto pediu que todos se policiem.

5 AROLDO BATISTA (MDB)

Agradeceu a recomendação de Juraci, mas destacou que irá manter sua indicação para que o abrigo leve o nome Otonoel. No tocante disse que futuramente quando o CREAS for construído verão outros nomes. Nisto se solidarizou coma a família de Otonoel que sempre foi uma pessoa boa, relembrando sua presteza pois quando nem era vereador pedia para resolver demandas e ele resolvia. Sobre a reforma administrativa anunciou que podem contar com seu apoio, pois é uma luta que vem desde muito tempo. Sobre os IPTUs, relatou que o Prefeito da gestão passada tinha feito descontos mas não foram entregues os talões para todos, que inclusive ele ficou sem receber o IPTU para pagar. Nisto espera ver como será feito essa cobrança levando em consideração que o município não pode perder recursos. Dentre outras coisas mencionou as críticas a respeito da rua Joao José do Bonfim e Juvenal Duarte, destacando que já foi falado na tribuna, mas que ainda não foi melhorado porque a natureza não permitiu, mas espera que faça a estiada e que o problema venha a ser melhorado. Também falou que com o início do verão haverão reivindicações sobre ramais, melhoramento de ruas, etc. Destacou também que o Prefeito disse alocou 2 maquinas para resolver os problemas, mas a natureza não permitiu que Prefeito realizasse esses trabalhos, então o verão está chegando e tem certeza que Prefeito está preocupado em dar pontapé na melhoria dos ramais e ruas.

 

MATÉRIAS APRESENTADAS NA ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI Nº 011/2021/GAPRE, datado de 12 de Abril de 2021, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal por prazo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.