Pautas Debatidas: 10ª Sessão Ordinária : Situação da Unidade Mista de Saúde, Ramais etc...

por Adevania da Silva Gonçalves publicado 06/05/2022 14h29, última modificação 06/05/2022 14h29

 

FRANCISCO FURTADO DE MOURA - PC do B

Fez reclamação do atendimento na Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil, disse que vem recebendo diversas reclamações a respeito da demora no atendimento. Contou que recebeu informações de crianças com febre aguardava atendimento desde das 07 horas da manhã e só foram atendidos ás 11 horas. Na oportunidade pediu a responsável pela Unidade de Saúde do Estado, que veja tal situação e que busque solução o mais breve possível. Mudou de assunto e falou sobre a colocação de lâmpadas nos postes do bairro km02, fez reclamações, disse que foram postas lâmpadas no poste em frente ao seu comércio e em frente ao Canecão, nos demais não foram colocados, pedindo que o setor competente veja a situação.

JURACI PACHECO DE MORAES-PT

Falou de sua participação em um aniversário na comunidade do Livramento. Contou que em conversa foi informado que houve acordo com o proprietário de terras, onde o mesmo resolveu retirar as cercas que se encontrava muito próximas a estrada impedindo que fosse realizado um trabalho de raspagem do ramal. Na oportunidade agradeceu ao Senhor mais conhecido como Dão, pela articulação. Agradeceu a gestão em nome do Prefeito Jerry Correia, pelo trabalho que será realizado naquela localidade, lembrou que há mais de 12 anos não entrava máquinas naquele ramal. Mudou de assunto, frisou que a Unidade Mista de Saúde, foi construída ainda na gestão do Ex Governador Jorge Viana, e até hoje não houve qualquer reforma no prédio da Unidade e nem trabalho de ampliação. Lembrou que o Município cresceu, a população aumento, e junto com esse crescimento as demandas a serem atendidas pela Unidade Mista também aumentaram. Destacou várias visitas feitas por Secretários, onde todos fizeram promessas de reforma da Unidade, mais que até hoje as promessas não se cumpriram. Na oportunidade pediu mais responsabilidade por parte dos Secretários de Estado, que analisem bem antes de fazerem promessas ao Município e não cumprirem. Indagou também a conversa que teve com a responsável da Unidade no Município, deixou claro que não é por que a responsável pela Unidade é sua sobrinha que estar defendendo, mais que a mesma vem tentando resolver essas situações, buscando junto a SESACRE soluções e que essas situações sejam resolvidas o mais breve possível, pois  reconhece a precariedade da Unidade, disse que a mesma já oficializou a SESACRE, solicitando que os primeiros  atendimentos de triagem  volte a ser  dentro da própria Unidade na recepção, como era antes. Na oportunidade disse que ela estando como responsável pela Unidade, não tem poder de resolver tais situações sozinha. No tocante falou que já houve muitas promessas por parte do Governo. Mudou de assunto e disse ter recebido reclamações por parte de pessoas que vão participar das corridas e para participar serão cobradas taxas. Destacou que ao seu ponto de vista essas cobranças não são necessárias, pois essas pessoas vão abrilhantar o evento. Mencionou que iria conversa com Prefeito Jerry Correia, e tratar da situação. Mudou de assunto, falou do Projeto de Lei que trata da criação de um canil no Município, pediu ao setor competente que fosse fazer uma explanação do projeto, para mais esclarecimento a todos os parlamentares.

Mencionou situação dos moradores que residem próximos a localidade do ramal do Beija Flor, que utilizam a Balsa para travessia, pedindo que o Setor competente realize naquele local trabalho paliativo, espera que a situação seja vista o mais breve possível. Mudou de assunto e disse que o Governo do Estado estar deixando muito a desejar, dando exemplo a SEPA do Município, disse que a mesma não funciona. Falou de sua preocupação com os trabalhos nos ramais, pois passaram a ser responsabilidade da Secretaria de Agricultura. Disse que vai procurar Prefeito Jerry Correia, para ver tal situação. Na ocasião disse que os Parlamentares vão estar buscando a empresa Energisa, para saber melhor como estar o andamento de comtemplados do Programa Luz para Todos e se realmente ainda será executado, pois só sabem algumas informações através de boatos, falou sobre a ida dos parlamentares a Rio Branco. Disse que é histórico a aprovação do Projeto do Lei PAFIN, falou trazer prêmios ao município, pois é um ato histórico. Falou também sobre falecimento de sua amiga Socorro, disse que era uma militante histórica do PT, onde sempre via ela em todos os atos políticos, disse ter um grande respeito por ela.

WERMYSON MARTINS TAMBURINI-PSDB

Fez uma reflexão bíblica em Salmos 100, falou das visitas realizadas no ramal do São Francisco, onde esteve conversando com algumas pessoas da comunidade, disse que foram feitos questionamentos do papel da Câmara e o que os Parlamentares veem fazendo em benefício da população. Contou que na oportunidade relatou tudo que a Casa vem fazendo em benefício do povo. Destacou que as pessoas daquele local têm esperanças de dias melhores. Relembrou que a muitos anos não era feito trabalho de melhoramento no ramal do livramento, mais agora ver o ramal sendo contemplados trazendo esperança as pessoas que residem naquele local. Mudou de assunto falando sobre a produção rural, convidou aos demais parlamentares para que realizem visitas e vejam de perto o trabalho de alguns agricultores com hortaliças, disse que os 30% de um recurso da educação para merenda escolar, destinado para compras de produtos orgânicos, disse que poderia ser feito um trabalho encima desses produtores. Mudou de Assunto e de disse que a Coordenadora da Unidade Mista de Saúde, enviou mensagem a ele falando da situação que se encontra a Unidade, mas disse que vai estar buscando direito da população, falou que vai usar as redes sociais para alcança resposta das autoridades. Disse que as pessoas vêm cobrando deles promessas feitas pelo Governo do Estado.  Mudou de assunto e disse que também esteve visitando todas as praças, para ver de perto a situação das mesmas, contou que fica admirado com a irresponsabilidade da própria população de não terem consciência, e jogar lixo em locais públicos, solicitou que seja feita uma ação de conscientização. Na oportunidade também solicitou que seja colocada plaquinhas de conscientização em alguns locais, para que as pessoas tenham consciência com descarte de seus lixos.  Na oportunidade contou do seu cuidado com manuseio do lixo de em sua residência, disse que faz separação do lixo, que aos finais de semana não coloca lixo para fora pois sabe que o caminhão não recolhe aos finais de semana. Contou que participou em Rio Branco de um seminário, onde foi de grande importância. Na oportunidade contou que os demais vereadores de outros municípios, tem conhecimento da parceria que existe dentro no município entre Poder Executivo e Legislativo, disse que os mesmos têm conhecimento de como Prefeito Jerry Correia valoriza os parlamentares do município.  

WENDEL CONÇALVES MARQUES-PSDB

Iniciou falando da situação na Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil, disse que já tinha tocado no assunto, tinha buscado informações da situação mais que as pessoas não assistem Sessão, não buscam informações postadas nas redes sociais das falas dos parlamentares nas sessões, disse que as pessoas têm que buscar informações sobre demandas expostas pelos parlamentares. Falou que a situação da Unidade estar deprimente, disse que os profissionais estão sem espaço para trabalhar de qualidade para realização de atendimentos, falou da situação de um único médico realizar atendimento no local. No tocante lembrou que as demandas aumentaram e existe um único médico plantonista não é suficiente. Na ocasião disse não estar generalizando, mais que muitas pessoas não gostão de buscar os postos de saúde do município, vão direto a Unidade de Saúde, sufocando mais ainda o atendimento. Mudou de assunto e falou sobre o seminário sua participação e demais parlamentares no seminário em Rio Branco, falando do bom proveito que tiveram no seminário. Finalizou falando que ainda não teve oportunidade de acompanhar os trabalhos que vem sendo realizado nos ramais, mais em breve estará acompanhando.

 GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO-PSD

Iniciou falando, do seminário na cidade de Rio Branco, agradeceu ao Presidente da Casa pelo convite feito a todos os parlamentares, disse que antes da gestão do atual Presidente tudo era limitado a escolha de quem iria participar, hoje ver o esforço do Presidente da Casa em levar todos os Parlamentares.  Na oportunidade agradeceu a ALEAC, pelo seminário, lembrou que todos os as que oferece seminários é o TCE.

 MANOEL AROLDO BATISTA DOS SANTOS-MDB

Iniciou cumprimentando a todo dispositivo, solidarizando sua família pela perca de seu primo, contou que o mesmo sofreu muito para conseguir se forma em enfermagem na Bolívia, disse que após formado foi trabalhar em santa Rosa do Purus, depois de um período foi residi em Rio Branco. Na ocasião disse que estavam reunidos no aniversário de sua filha quando receberam a triste notícia. Falou que no dia seguinte também receberam notícias do falecimento de sua tia Socorro. Mudou de assunto e falou que mês ´passado identificou a presença de uma Pá Escavadeira próximo ao ramal do km 13, onde depois teve conhecimento que a mesma estava sendo levada, próxima ao rio Xapuri. Na oportunidade disse que acredita que esse seja o motivo da mesma estar parada no pátio, pois está apresentando problemas. Disse que os parlamentares têm que fiscalizar, para saber qual motivo de uma máquina com tão pouco tempo de uso já estar apresentando defeitos. Mais uma vez citou irresponsabilidade de condutores que andam em alta velocidade. Mudou de assunto, e disse que o Posto Terezinha Batista vem sendo muito procurado, pois a população estar gostando do atendimento do médico que estar atuando no local, com essa grande busca o posto está sobrecarregado.

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.