Confira os discursos e Projetos apresentados e votados na 14ª Sessão da Câmara de Vereadores de Assis Brasil

por Antonia Nascimento publicado 26/05/2021 14h26, última modificação 26/05/2021 14h26

USARAM A PALAVRA

1 FRANCISCO MOURA (PCdoB)

Falou sobre visita que fez com o Prefeito e o Juraci Pacheco e Wendell onde constatou duas pontes feitas de primeira qualidade. Disse que se o prefeito tivesse condições de fazer todas as pontes igual a do km13, ficaria muito bom, porque as pontes feitas em madeira logo se deterioram, no entanto o material utilizado nessa do 13 é muito bom. Acrescentou que o Prefeito com a ajuda do Governador, Deputados e Senadores pode conseguir fazer todas as pontes no formato da do km13. Nisto irá conversar com o Prefeito para ver se ele consegue fazer requerimento para fazer outras pontes daquele tipo. Agradeceu a Jerry pelo convite para visitar as pontes, disse que o trabalho é de qualidade então o Prefeito e o Secretário de Obras com sua equipe estão de parabéns e quem ganha com isso é o povo. Finalizou destacando que se todos estiverem unidos a coisa anda, mas se estiverem desunidos nada anda.

2 EDUARDO MARQUES (PT)

Agradeceu Ao Presidente por ter autorizado ele faltar na última sessão, destacando que está tendo dificuldade de estar na Câmara por conta que precisou mudar de local de residência e por isso está difícil a localidade. No demais enfatizou que de agora em diante seu projeto de trabalho está começando e chegou o momento de pedir aos companheiros para lutar pelas necessidades do povo da zona rural. Disse que encontrou dificuldades em sua comunidade, vai desenvolver trabalho para a população que tem direito e deve chegar nas comunidades mais longínquas. Disse que seu mandato é para defender as causas da população e bem de todos. Falou sobre as comunidades, sobre as visitas de ACS, sobre palestras que devem ser levadas para a comunidade. No tocante relembrou que uma palestra importante é sobre a leishmaniose. Mudando de assunto disse que deve-se trabalhar a produção, e o ramal é essencial para se iniciar a falar de produção. Disse que o café é um produto que a safra pode ser armazenada e passar de um ano para outro. No demais disse que a população deve ficar sabendo sobre o trabalho do Legislativo e Executivo, disse que os Vereadores estão nas comunidades e isso nunca aconteceu. Falou que deve haver parceria e conversas com o Secretário para saber o que pode ser feito no momento. Finalizou dizendo que vai começar a entrar nas comunidades para ver o que se pode ir fazendo da maneira mais correta.

3 WERMYSSON MARTINS (PSDB)

Iniciou deixando um versículo bíblico para reflexão em Salmo 40. Depois relatou sobre os motores que foram tomados pelas polícias peruanas, sendo que 05 eram de brasileiros, disse que foi uma ação rápida e que os motores foram direto para Puerto Maldonado. Nisto deixou seu repúdio aos policiais peruanos, pois acha um abuso, uma vez que deve-se haver diálogo. No tocante chamou a atenção do Prefeito de Iñapari porque ele simplesmente lavou as mãos. Mudando de assunto falou sobre visitas que fez no ramal do Recife e São Francisco, onde esteve na Igreja e foi bem recebido, conversou sobre os ramais, sobre o que tem hoje e o que pode ter no futuro. Acompanhou famílias e todos estão precisando de ramais. Disse que não é fácil pois Assis Brasil só tem uma máquina e quebrada, a máquina que chegou quebrou também, então o Prefeito e Vice correm para um lado e para outro para resolver a questão. Mudando de assunto, contou que um produtor lhe ligou porque sua nora estava com problemas de covid e a Secretária imediatamente enviou ambulância para o local. No tocante agradeceu porque ela é atuante e é disso que o povo precisa. Outro assunto foi sobre o lixo, contou que os cachorros rasgam tudo e a rua fica cheia de lixo. Nisto chamou a atenção da população que tem cachorro para que prenda-os dentro do quintal. Dentre outras coisas deixou seu repúdio aos vândalos que arrancaram os bancos da praça, pois são irresponsáveis. Cobrou que essas pessoas têm que pagar por isso e ter consciência para não destruir patrimônio público. No demais, disse que a cidade está sendo iluminada, vê bastante ruas claras, poder executivo tem feito seu papel, então tem que destacar as coisas boas que estão acontecendo. Mudando de assunto, falou sobre visita no museu, contando que máquina quebrou e teve que voltar, mas o produtor apesar disso ficou feliz pelo pouco que foi feito. No tocante destacou a parceria do produtor rural que tem ajudado o Executivo, citou pessoal do Bom Jardim que tem quatro motores e pediram gasolina, óleo e pregos para fazer duas pontes. Finalizou dizendo que é difícil para a Prefeitura fazer ramal bom com afastamento, porque o povo está construindo a cerca em cima do ramal, no entanto tem lei que proíbe então tem que ver isso.

4 JURACI PACHECO (PT)

Contou que na semana passada esteve intermediando conversa entre diretora do hospital, Valéria com o Prefeito de Assis Brasil, com o objetivo de firmar parceria entre os dois órgãos através da saúde para empréstimo de aparelho de eletrocardiograma. No tocante, destacou que se for colocado em prática é de grande importância para a sociedade. Disse que Valéria disponibilizou sala com internet e profissional para operar o referido aparelho. Falou sobre a importância do aparelho no programa de telediagnóstico, disse ser sabedor que para conseguir exame de eletrocardiograma leva meses e com essa parceria as pessoas poderão fazer o exame em Assis Brasil, os laudos serão feitos por cardiologistas da UFMG, e os de maior urgência serão entregues o resultado em até duas horas. Destacou que dessa forma pode ver como uma simples ação pode trazer tanto benefício para a sociedade, nisto citou morte de um senhor que se tivesse o eletrocardiograma talvez ele não tivesse falecido. Parabenizou a prefeitura em nome de Jerry, e o estado em nome de Valéria pela parceria firmada. Mudando de assunto falou sobre a busca da Unidade Mista por atendimento básico, nisto relatou que mais de 90% dos atendimentos deveriam ser feitos nas Unidades Básicas, então enfatizou que falta o trabalho do ACS para estar informando isso para à população. Disse ainda que Assis Brasil precisa de mais postos, então indicou aos Vereadores que tem seus Deputados e Senadores que peçam emendas para construção de UBS, pois tem que olhar para o lado da saúde porque é o setor que tem que andar na frente. Mudando de assunto contou que esteve em reunião na Mantiqueira, onde tinha umas 40 pessoas, viu muitas dificuldades e as maiores estão dentro da saúde, citou que várias mulheres não fizeram preventivo a mais de 2 anos, sendo isso falta de cada Agente de Saúde da localidade fazer as indicações. Reclamou que a realização de preventivo no posto Terezinha só é feito 1 vez por semana e apenas 05 por vez, no tocante criticou dizendo que não concorda e vai procurar saber maiores informações. Pediu o apoio dos demais para conversar com Prefeito e Secretária para estar resolvendo esses pequenos problemas, porque falta gestão para melhorar muitas coisas para dar maior assistência. Disse que vai propor ao Prefeito que marque com a Secretária e que defina alguns pontos na zona rural, leve enfermeiro e médico para fazer preventivo por exemplo na Divisão, Icuriã, Derretido, etc. vai batalhar sobre isso e pediu ajuda dos demais. No demais contou que esteve na reunião na zona rural e foi cobrada a presença do Secretário de Agricultura e também da pessoa que foi designada para tratar sobre o Luz Para Todos. Nisto enfatizou que o Prefeito ouviu a cobrança e por si pode constatar que a cobrança não é apenas do Vereador. Concluiu falando sobre os trabalhos dos ramais, que Jerry está fazendo esforço para conseguir diesel em parceria com o governo e demais instituições.

Agradeceu a bancada federal, fresando o nome de alguns mas destacando que todos tem colocado emenda para utilização do prefeito Jerry e Reginaldo, como a senadora Mailza, Senador Sérgio Petecão, Flaviano Melo, Alan Rick, Vanda Milani, Léo de Brito, no entanto não viu nenhuma emenda da Perpétua para Assis Brasil, espera que ela se sensibilize e que possa ajudar porque tem tido boa votação no município. Sobre o CIRETRAN, contou que recebeu algumas reclamações sobre o responsável pelo órgão, muitas vezes por questão de atendimentos. Disse que não concorda em cidadão buscar vereador para resolver questão onde ele está errado, mas em relação a questão do mau atendimento pode ser resolvido pelo Vereador. Disse que a punição e abordagem ao cidadão tem que ser de forma educada. Disse que recebeu várias denúncias sobre atendimento e nisto indicou que seja procurado quem indicou o representante para retirá-lo. Sobre a apreensão de motores, informou que não foi de surpresa, tendo em vista que os profissionais haviam sido cobrados pela polícia a mais de 20 dias em relação a exigência de coletes etc, e se não tivesse seriam tomados os motores e foi o que aconteceu. No demais relatou que pessoas criticam que a ponte está fechado do lado peruano e aberta do lado brasileiro. Mudando de assunto pediu a Mesa que cobre oficialmente respostas dos ofícios encaminhados ao Executivo. Pediu para a Mesa puxar reunião com o Comitê da Tríplice Fronteira para que as autoridades discutam a reabertura da fronteira. Sobre a questão dos cachorros, disse que tem que haver setor de zoonoses que deve identificar quem é o dono do animal e puni-lo para que ele tome providência sobre isso. Finalizou dizendo que não é oposição nem situação, sua performance é a mesma de qualquer lado, pois se for para elogiar, elogia mas se for para criticar vai criticar.

5 WENDELL GONÇALVES (PSDB)

Falou sobre sua indicação do nome da pessoa para assumir o CIRETRAN em Assis Brasil, mas destacou que ele está ali para trabalhar e fazer coisa certa e se fizer algo errado irá que assumir as consequências. Mudando de assunto falou sobre a apreensão dos motores dos brasileiros no Perú, enfatizando que foi procurado pelo jornalista Gomes, deu entrevista e falou que não concordava com a apreensão porque nesse período da pandemia já passaram de todas as nacionalidades para ambos os lados pelo rio e eles nunca fizeram um trabalho de detenção desse pessoal e agora tiram o ganha pão de quem está trabalhando. Deixou seu repúdio ao ato, enfatizando que cada país tem sua soberania. Mudando de assunto, explicou que não participou da sessão passada porque esteve em Rio Branco acompanhando sua mãe e seu irmão em consultas. Relembrou o 14 de Maio parabenizando a Prefeitura e o Governador pela realização. Contou que o Governador se sensibilizou com a questão da Câmara, e disse que irá ajudar na pintura, reforma do telhado e doação de 01 carro para o Legislativo, nisto pediu apenas o Presidente por meio de ofício. Nisto agradeceu ao Governador. Mudando de assunto falou sobre cachorros, enfatizando que muitas pessoas cuidam de seus cães, mas outros não e quando amanhece os garis tem que fazer serviço de pente fino porque as ruas ficam cheias de lixos rasgados. No tocante relembrou que na gestão anterior fez pedido da carrocinha, mas sabe que o município não tem condições. Mudando de assunto pediu ao Prefeito e Secretaria de Obras que façam a abertura do acesso da praia ao lado da Zezica para facilitar o acesso. Nisto disse que se for possível a realização da ação, ficará grato. Dentre outras coisas agradeceu ao convite do Prefeito em fazer visitas na zona rural, viu que o trabalho está fluindo e a população está contente. Disse que Prefeito sabia das dificuldades e está enfrentando de cabeça erguida. Sobre secretário não ter ido com o Prefeito, destacou que é uma pasta importante e que tem que acompanhar. Finalizou destacando que os Vereadores estavam muito bem representados na comunidade pelo Vereador Juraci Pacheco.

6 MANOEL AROLDO (MDB)

Fez menção ao discurso do colega Vereador Wermyson, depois destacou que numa disputa política vence quem tem as melhores propostas. Mudando de assunto, parabenizou por tudo que o Prefeito vem fazendo, denotando que irá andar na zona rural e ver quais propostas não são cumpridas e vai estar cobrando. Falou que as vezes por não ter conhecimento de como é gerir o município, alguns prefeitos erram, mas percebe que o prefeito está fazendo diferente, mesmo sabendo que as coisas são difíceis, as coisas estão andando. Acrescentou que a pandemia prejudicou muito, mas por outro lado ajudou por exemplo a suspensão ou prolongamento de prazos para pagamento de algumas dívidas. Dentre outras coisas disse que vem percebendo o emprenho e a responsabilidade dos parlamentares por estar apoiando o Executivo. Destacou que as críticas à gestão passada amenizaram porque estão todos estão tomando conhecimento da responsabilidade que assumiram, nisto parabenizou Jerry e Reginaldo por reconhecer. Parabenizou ao Governador que disponibilizou máquina para Assis Brasil, e os serviços dos ramais estão acontecendo. Fica satisfeito e não quer interromper a gestão por ser adversário político. Parabenizou Jura por seu destaque e visão de correr atrás e constatar o aparelho de eletrocardiograma. Disse que sabe da capacidade de Valéria e com certeza é um grande avanço. Relembrou que fez um eletrocardiograma em Rio Branco, mas teve que esperar bastante, a sorte foi que conseguiu antecipar, mas com o aparelho em Assis ficará tudo mais fácil. No demais disse que tem pessoas cobrando que não tem oposição, no entanto disse que oposição se faz contra coisas erradas, quando está positivo, só tem que fortalecer o Executivo a fazer os trabalhos voltados para a população. Dentre outras coisas solidarizou ao colega Juraci por estar indo nas comunidades acompanhar o Prefeito e levar o nome da Casa junto à população. Finalizou referindo-se aos vários projetos apresentados para abertura de crédito, destacando que irá acompanhar sua aplicação após a aprovação e se for executado de forma errada irá tomar as devidas providências.

7 GILDA ALMEIDA (PSD)

Reclamou sobre a chegada de Projetos encima da hora na Casa e pediu a compreensão do pessoal da Prefeitura porque tem oito dias para mandar a documentação para a Câmara e eles esperam a última hora, último dia, último minuto para encaminhar os projetos. Disse que devem mandar antes e não na hora da sessão, pois é falta de respeito com a Câmara. Disse que não custa nada ter um pouco de noção e mandar a documentação antes até na Segunda-Feira. Destacou que o Presidente está certo em dizer que recebeu em cima da hora pela última vez. Mudando de assunto, falou sobre o aparelho da criança filho da Regina, que viu na gestão do outro prefeito, realmente estava aí veio e o prefeito não pagou porque não quis. Nisto destacou que é uma criança que representa o município e se sacrifica e quando chega no campeonato ele faz o município ficar bem. Nisto parabenizou Jerry por ter feito essa ação em ajudar a criança comprando os aparelhos. Parabenizou o Prefeito também por ter exaltado a Câmara e ao Vereador Jura porque falou o nome de todos da Câmara na zona rural, enfatizando que antes não tinha isso, quando um vereador estava na zona rural falava mal de todos os outros. Mas hoje vê a diferença, ninguém quer roubar o lugar de ninguém. Finalizou falando sobre a Perpétua, disse que nem sabe porque o município não está lotado de emendas da Perpétua porque a ex Vereadora Toinha sempre se pronunciava falando dela mas nunca chegou nada dela no município. Nisto agradeceu ao Vereador Moura porque não pegou esse mal, destacando que o PCdoB gosta de exaltar a Perpétua e o Edvaldo, no entanto são dois inúteis que nunca mandaram nada para Assis Brasil e nem vem no município, só mandam capachos em tempos de políticas para pedir votos.

  

MATÉRIAS APRESENTADAS E VOTADAS NA ORDEM DO DIA

  • Apresentação PROJETO DE LEI Nº 019/2021/GAPRE, datado de 19 de Maio de 2021 de autoria do Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a declarar de utilidade pública para fins de desapropriação, imóveis sem benfeitorias, e dá outras providências;
  • Apresentação PROJETO DE LEI Nº 020/2021/GAPRE, datado de 19 de Maio de 2021 de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Suplementar, por anulação de despesa, no orçamento vigente e dá outras providências;
  • Apresentação PROJETO DE LEI Nº 021/2021, datado de 24 de Maio de 2021 de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar por superávit primário e dá outras providências;
  •  Apresentação PROJETO DE LEI Nº 022/2021, datado de 24 de Maio de 2021 de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar por superávit primário e dá outras providências
  •  Apresentação PROJETO DE LEI Nº 024/2021, datado de 24 de Maio de 2021 de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar por superávit primário e dá outras providências;
  •  Apresentação PROJETO DE LEI Nº 025/2021, datado de 25 de Maio de 2021 de autoria do Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar terreno de seu patrimônio ao Ministério Público Estadual e dá outras providências;
  •  Votação PROJETO DE LEI Nº 018/2021/GAPRE, datado de 17 de Maio de 2021, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar por superávit primário e dá outras providências. (APROVADO POR UNANIMIDADE).
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.