Confira os discursos e matérias apresentadas pelos Vereadores de Assis Brasil na 17ª Sessão Ordinária

por Antonia Nascimento publicado 23/06/2021 14h03, última modificação 23/06/2021 14h03

 

USARAM A TRIBUNA

1 FRANCISCO MOURA

Contou que no domingo fez visita com o Prefeito para entregar ramal para comunidade do km 17, viu a alegria nos olhos das pessoas porque vão poder receber luz para todos. Falou da entrega da feira, que é uma grande alegria, foi o primeiro passo agora falta concluir a questão dos ramais para trazer o produtor até a cidade. Disse que as parcerias têm dado certo mas ainda falta muito para chegar a um nível melhor. Destacou que com 5 meses de gestão as coisas já melhoraram muito em Assis Brasil e que com as parcerias entre Prefeitura, Vereadores e Governador quem ganha é o povo. disse ainda que a prioridade é abrir os ramais para receber o Programa Luz Para Todos. Reclamou que a água no km 02, já está a 02 dias que falta, nisto cobrou ação do setor competente porque o povo sofre com a falta de água para tomar banho, lavar louça, etc. cobrou também que o  gerente do DEPASA faça capacitação para funcionários.

2 MANOEL AROLDO

Parabenizou o que vem sendo feito. Fresou as publicações das ações aonde se eleva o Poder Executivo Municipal, sendo que o ponto central é o Governo Federal. Nisto cobrou que nas reportagens da Prefeitura seja dito qual é o programa do Governo que possibilitou as ações. Contou que esteve presente na reinauguração da feira, viu discurso de algumas pessoas que denotam que nunca existiu a feira, nisto relembrou o esforço do ex prefeito Zum ampliando a estrutura. Também conversou com o responsável da obra que disse faltar pouco para entregar para prefeitura. No demais, contou sobre problema encontrado pois o terreno é úmido e precisa fazer drenagem. Dentre outras coisas cobrou que Prefeitura deve ser mais transparente, tem que ter discursos e publicações citando a realidade. Falou que as ações que estão acontecendo é um mérito, mas não precisa esconder o mérito de quem também tem parte nisto, enfatizando que as emendas não vêm em um estalar de dedos. Falou do trabalho do Legislativo enumerando que já aprovaram diversas aberturas de créditos para o Executivo. Finalizou dizendo que às vezes é convidado para participar das ações, mas pode ser que coloque um discurso que vai desgostar alguns porque vai falar a realidade.

3 WENDELL GONÇALVES

Falou da reabertura da festa dos idosos na Praça Zeca Amorim, onde foi feito revitalização da praça e colocado fotos antigas da cidade, participou juntamente com Gilda, Adelson, Jura, Moura. Viu a alegria das pessoas e nisto parabenizou o Secretário de Assistência Social, Quedinei por estar dando o seu melhor. Sobre a reinauguração da feira do agricultor, parabenizou Secretário Waldemir pelo serviço feito a frente da ação e parabenizou os produtores porque é uma oportunidade para venderem seus produtos e por fim parabenizou o Prefeito pelo apoio dado às ações. Falou também da entrega dos postes do ramal do km 17, onde participou com comitiva dos Vereadores, viu retroescavadeira trabalhando e com isso percebe que o povo está feliz. Sobre a reabertura do ginásio, disse que não pode participar mas viu nas redes que foi muito bonito, o espaço ficou muito bonito, nisto parabenizou Marissandro que está a frente do esporte. No tocante, destacou a coragem dos Vereadores que no início da gestão formou comissão junto com o Prefeito para fiscalizar a obra do ginásio e viram muitas irregularidades, tais como a questão do piso, fossa aberta e outras irregularidades, nisto cobraram o fechamento do local até que a questão fosse resolvida. Mudando de assunto falou que o abrigo dos imigrantes está sendo usado de forma errada, pois vê pessoas passando 10, 20 dias no local, onde seria para pessoas que não tem condições de pagar hotel, mas todos os estrangeiros querem ir para o abrigo e como não comporta, a Prefeitura já alugou uma casa no Bela Vista para servir também de abrigo, então acha que tem que forçar uma conversa com o Secretário de Assistência Social para determinar regras para o funcionamento do abrigo. Nisto convidou os colegas para reunir com o Quedinei para tentar resolver a questão.

4 WERMYSON MARTINS

Deixou versículo em Mateus 26 para reflexão. Depois contou que esteve conversando com o Gago responsável pela maromba sobre o aumento no dos tijolos e foi informado que aumentou porque aumentou o preço da matéria prima e que só vai baixar o preço dos tijolos quando a matéria prima baixar também. Também contou que muitas pessoas estão reclamando que muitos tijolos estão saindo cru. Mudando de assunto informou que esteve visitando o Polo industrial, e acompanhando a criação de um viveiro, onde as mudas custarão R$ 1,00 cada um. Sobre a Peladeira, disse que no dia da reinauguração o discurso era que estava abandonado, mas agora na visita viu que está acumulando muito bagulho, então tem que ver essa questão porque aquele local é somente para o café. Contou que depois que instalaram a máquina, um indivíduo foi lá e trocou um disjuntor e corre o risco de queimar tudo. Acrescentou que quando isso aconteceu não tinha portão, mas que agora já foi instalado um portão que foi doado pela empresária Tana e contratado 3 vigias. Mudando de assunto disse que as pessoas estão aflitas por ramais, são 750km de ramais e não vai ser da noite para o dia que será feito. Tem que fazer, escoamento, baloamento, lombadas senão na primeira chuva vai acabar. Nisto exemplificou que o ramal da Palestina no ano passado foi feito mas não foi feito escoamento, baloamento, lombadas e hoje parece que não foi feito nada. No tocante, relembrou que Câmara pediu da Prefeitura a relação dos ramais que serão feitos e destacou que os Vereadores não querem se mostrar, eles querem acompanhar os trabalhos. Nisto pediu que o Prefeito ouça mais a casa que vai se dar bem. Dentre outras coisas parabenizou a polícia militar por ter feito tocaia e prendido o bandido Lázaro. Sobre o Ginásio, parabenizou ex prefeito Betinho que conseguiu a emenda, Senador Petecão que disponibilizou, ex-Prefeito Zum e Jerry que concluiu e os Vereadores que fizeram seu papel fundamental de fiscalizar a obra. Mudando de pauta, falou sobre o lixo, destacando que o Executivo vai ter que tomar medida para multar donos de cachorros que rasgam o lixo nas ruas. No demais cobrou sobre o asfalto que foi colocado na rua da Edilza, está espocando tudo, Prefeito tem que cobrar que empresário restaure. Disse que o Vereador Moura tomou ciência e convidou os demais da comissão de obras para fazer trabalho levantamento fotográfico para encaminhar ao executivo e pedir medidas. Mudando de tema, sobre talões de água do DEPASA, disse que ouviu muitas reclamações entrou em contato com o Arquileudo e ele informou que talões serão parcelados em até 36 vezes. Finalizou falando sobre o portal da transparência, contando que o FUNDEB e FPM tiveram aumento de quase 1 milhão esse ano, no entanto o ICMS caiu quase 1 milhão também.  

Recebeu reclamação de produtores, destacando que o IBAMA e ICMBIO não tem nenhuma política pública para o produtor, pois quem mora na reserva não pode criar mais de 40 cabeças de gado porque vai preso, nisto disse que não concorda, pois a seringa não dá dinheiro, produtor e o produtor precisa produzir para sobreviver. Mudando de assunto falou sobre os projetos aprovados pela Câmara, enfatizando que não tem parado e em menos de 6 meses são cerca de 30 projetos estudados e votados. Mudando de assunto falou sobre a produção de tijolos na maromba, disse que irá cobrar a arrecadação do município. Contou que Gago informou que Sexta e sábado vai produzir cem mil tijolos para a prefeitura porque foi cobrado do Secretário de Obras. Sobre a SEPA, destacou que passou por lá e sabe que tem pouco recursos. Sabe que tem parcerias porque Secretario Valdemir informou, mas precisa melhorar. Sobre limite prudencial da folha de pagamento disse que já teve notificação, então tem que ter bastante cuidado senão depois vai ser multado. Sobre máquinas adquiridas pelo Governo, disse que viu reportagem que semana que vem serão entregues ao Estado e espera que venha alguma para Assis Brasil.

 5 JURACI PACHECO

Lembrou de cobrança que fez a comissão de obras para fazer vistoria às obras que estão sendo executadas em Assis Brasil, destacando que infelizmente ainda não foi feita mas espera que seja feita pois todos sabem que tem vários pontos que o asfalto tá saindo, já era para ter feito relatório e enviado ao Prefeito. Em relação ao ginásio, esteve na reinauguração e destacou que é uma obra de fundamental importância para Assis Brasil. Parabenizou Petecão pela emenda mas criticou as duas gestões passadas de Betinho e Zum, principalmente Zum porque quando assumiu a obra já estava com mais de 60% construída e ele não conseguiu concluir. Nisto afirmou que se vereadores não tivessem exigido que o ginásio fechasse para poder concertar as irregularidades, hoje já não prestava mais. Relembrou que em 23 de Dezembro disse para o Zum não fazer a inauguração do ginásio antes de concluir corretamente a obra, mas ele não deu ouvidos. Nisto relatou que o ginásio estava com fossa aberta, quando chovia molhava dentro, o piso estava inadequado, etc. Acrescentou que o piso foi concertado nessa gestão e o ginásio está funcionando, mas ainda vai precisar fazer alguns trabalhos para o ginásio funcionar com perfeição. Em relação a reabertura do ginásio disse que viu nos olhos das pessoas aalegria de poder voltar a jogar futebol e outros a assistir. Nisto espera que o chefe do esporte de Assis renove os atletas de Assis Brasil, tem uma juventude que está chegando e com fome de jogar. Mudando de assunto destacou ida ao ramal do km 17, na colocação do Barracãozinho onde juntamente com o Prefeito reuniu-se com cerca de 40 pessoas para entregar o ramal. Mudando de pauta destacou o serviço do tapa buraco que está sendo feito em Assis Brasil, que está preocupado com o couro do Prefeito e Vice quando chegar o inverno porque está sendo feito tapa buracos com barro e quando chover vai entrar para dentro das casas das pessoas. Nisto agendou conversa com Secretário de obras para alerta-lo dessa situação. Dentre outras coisas disse que na gestão está faltando planejamento e vai cobrar essa situação, espera que o Prefeito ouça essas cobranças pois trarão melhorias para a população. No demais cobrou que a  mesa faça ofício para o chefe do ICMBIO, cobrando vaga no conselho deliberativo da reserva chico Mendes para que possa discutir com os demais do conselho melhorias para os moradores da reserva pois o conselho é a maior autarquia dentro da RESEX e o que o conselho decidir é o que vale, então tem que ter algum parlamentar no conselho. Sobre a questão dos ACS, viu postagem de pessoa no grupo questionando se alguém sabia quem era o ACS do bairro km 02, nisto criticou que se isso está acontecendo é porque o Agente não está indo na casa das pessoas. No tocante disse que não critica o ACS e sim a Secretaria que deve ter um coordenador para acompanhar esses trabalhos porque no final quem sofre é a comunidade. No demais parabenizou ação da saúde, mas afirmou que pode ser feito muito mais pois tem que trabalhar com a prevenção, nisto citou que Assis Brasil tem deficiência na realização de PCCU e se deixar como está, muitos casos de câncer vão aparecer no município. Reafirmou que o caso poderia ser resolvido com prevenção, denotando que é uma vergonha fazer apenas 05 preventivo por semana, por isso vai continuar batendo até Prefeito se reunir com a Secretária e resolver a questão. Mudando de assunto criticou que tem umas 03 secretarias nessa gestão que não dá para continuar, pois as ações têm que ser mais amplas e não momentâneas, sendo que tais secretários fazem algumas ações, tiram fotos e publicam e as pessoas acham que está mil maravilhas emas não está. Nisto reclamou claramente da situação da Secretaria de Agricultura, SEPA e outros órgãos tanto municipais como estaduais. Finalizou relatando sobre reunião com o conselho político do governador aonde foram repassados as demandas do município e espera que sejam sanados.

Em relação as falas de seu amigo e parlamentar Manoel Aroldo, onde cobrou que reportagens tem que fresar de que programa são, destacou que Jerry não tem problema nenhum em fazer festa e reconhecer aqueles que ajudam o município, nisto citou máquinas que chegaram na gestão passada ainda e ninguém sabia que havia chegado nem de quem era. Mas Jerry lavou e colocou na praça, convidou Alan Rick e agradeceu publicamente a ajuda que foi dada ao município, fato que Zum não teve essa sensibilidade. Acrescentou que o Governador tem ajudado mas também tem sido ovacionado pelo Prefeito, assim como os Deputados que tem ajudado também são reconhecidos por Jerry. Mudando de assunto falou sobre a questão da feira que foi reinaugurada, destacando que fazia tanto tempo que tinha sido extinguida e havia apenas dois sobreviventes. Nisto informou que feira está sendo feita na frente onde não teve melhoria de emenda e sim apenas limpeza. Então se Prefeito Antônio Barbosa tivesse tido carinho pela zona rural as feiras teriam acontecido. Espera que reabertura da feira seja constante porque vai ser bom para a população e pequenos produtores, mas para isso tem que ter planejamento da secretaria de agricultura com parceria com a SEPA para continuar a feira. Dentre outras coisas, disse que espera que governo veja a nomeação de alguém para a SEPA e se os demais representantes de partido não indicarem e tiver brecha ele mesmo irá indicar.

6 ANA CLÁUDIA

Falou de sua visita na comunidade do Foquim; da reinauguração da feira parabenizando Prefeito, Secretário e SEPA pela realização. No tocante disse que a SEPA tem deixado a desejar já tem muito tempo, nisto citou exemplo de trator que chegou na gestão passada e foi para uma única propriedade deixando as outras a mercê. Dentre outras coisas cobrou a reabertura de ramais, destacando que em uma localidade há mais de 12 famílias que querem parceria com a prefeitura pra eles mesmos fazerem a abertura de seu ramal. Falou sobre reunião com o Senador Petecão, onde ele disse que iria destinar pontos de internet para áreas de difícil acesso e Assis iria ganhar 02, com isso ela e Gilda reuniram e vão mandar o ponto de internet para o Icuriã. Contou que o Senador destinou 600 mil em emendas para Assis, sendo 300  mil em nome de Gilda e 300 mil no nome dela, e que a intenção é comprar trator e peladeira porque é o que as comunidades pedem. Nisto parabenizou o senador por sempre ajudar o município, nisto citou ginásio, motoniveladora e outros itens que o Senador mandou recurso. Finalizou falando sobre a nomeação de alguém para SEPA destacando que não compete ao seu partido indicar, mas a quem competir que vá em frente.

 

MATÉRIAS APRESENTADAS NO EXPEDIENTE E ORDEM DO DIA

Of. Circular nº 001/2021/SINFUMAB, datado de 16 de Junho de 2021, que informa que foi eleita nova Mesa Diretora Executiva e o Conselho Fiscal do Sindicato dos Funcionários Municipais de Assis Brasil para o triênio 2021/2023;

 OF./SEMAS Nº 074/2021, datado de 21 de Junho de 2021, informando que a entrega dos cartões do Auxílio do Bem irá acontecer no dia 29.06.2021, às 11hs no auditório da Prefeitura;

OF./Nº 207/2021/GAPRE, datado de 10 de Junho de 2021, que solicita a retirada da Casa, o Projeto de Lei Nº 026/2021/GAPRE datado de 31 de Maio de 2021;

OFÍCIO Nº062/2021/CMAB, datado de 11 de Junho de 2021, que encaminha ao Executivo municipal a retirada do Projeto de Lei Nº 026/2021/GAPRE datado de 31 de Maio de 2021;

INDICAÇÃO Nº 004/2021, datada de 22 de Junho de 2021 de autoria do Vereador Adelson Silva da Cunha, para que a Prefeitura nomeie a Escolinha Municipal de Futebol com o nome de FRANCISCO ALMEIDA FERREIRA;

INDICAÇÃO Nº 007/2021, datada de 22 de Junho de 2021 de autoria do Vereador Wermyson Martins Tamburini, para que a Prefeitura nomeie o Mercado Municipal com o nome de Bibiana Martins Lopes;

INDICAÇÃO Nº 008/2021, datada de 22 de Junho de 2021 de autoria do Vereador Wermyson Martins Tamburini, para que a Prefeitura realize um trabalho de roçagem e paliativo com máquina motoniveladora na rua da oficina do Daniel na BR 317

 INDICAÇÃO Nº 009/2021, datada de 22 de Junho de 2021 de autoria do Vereador Wermyson Martins Tamburini, para que seja feito estudo para averiguar a possibilidade de realizar o pagamento de 20% ou 40% de insalubridade para os Agentes Comunitários de Saúde.

Leitura e votação do REQUERIMENTO Nº001/2021/GAPRE, datado de 22 de Junho de 2021, através do qual o Prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia Marinho, requer espaço na tribuna para explanar sobre as ações do Executivo durante os primeiros 180 dias de gestão;

Apresentação dos PROJETO DE LEI Nº 027/2021/GAPRE, datado de 21 de Junho de 2021, de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação e dá outras providências;

PROJETO DE LEI Nº 028/2021/GAPRE, datado de 21 de Junho de 2021, de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação e dá outras providências;

PROJETO DE LEI Nº 029/2021/GAPRE, datado de 21 de Junho de 2021, de autoria do Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar terreno de seu patrimônio à Igreja da Paz e dá outras providências;

PROJETO DE LEI Nº 30/2021/GAPRE, datado de 11 de Março de 2021, de autoria do Executivo Municipal que revoga a Lei Municipal nº 361 de 07 de Maio de 2012 que autorizou o Poder Executivo a doar à empresa Ribeiro Agroflorestal Vale do Acre Importação e Exportação LTDA uma área de terra que especifica e dá outras providências.

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.