Confira os discursos dos Vereadores e Prefeito na sessão de encerramento do 1º semestre legislativo

por Antonia Nascimento publicado 30/06/2021 14h34, última modificação 30/06/2021 14h34

1 FRANCISCO MOURA (PCdoB)

Falou sobre visita que fez no Domingo juntamente com o Prefeito ao ramal do 17 que foi recuperado, no tocante parabenizou o Prefeito e a CÂMARA porque as coisas andam porque Prefeitura e Câmara estão unidos. Também contou sobre viagem a Rio Branco com o Prefeito e Presidente da Câmara para receber patrulha de máquina junto ao Governo e pedir para que algumas maquinas sejam encaminhadas para Assis Brasil. Na ocasião também visitaram o DERACRE para reunião e com certeza virá máquina para Assis Brasil. No tocante agradeceu o convite do Prefeito à Câmara para ida a RB, viu muitas máquinas e sabe que virá para Assis. No demais fez cobrança ao Secretário de Obras, para dar olhada nas ruas do Bela Vista para fazer retorno, para que viatura e ambulância possam fazer retorno pegando pessoa doente, nisto disse que tem certeza que Reginaldo olhará com carinho e realizará com a ação. Finalizou parabenizando a todos pelos trabalhos que vem fazendo pela população de Assis Brasil.

2 WERMYSON MARTINS (PSDB)

Deixou versículo bíblico de reflexão em Salmo 120. Depois disse que Secretaria de Saúde vem fazendo mutirões de vacina da covid, destacou a pessoa de Ivelina pelo empenho que vem tendo e fazendo Assis Brasil ser destaque a nível de imunização no Estado. Falou do empenho da Secretaria de Educação nas aulas remotas. Sobre máquinas do governo, destacou Prefeito, Presidente e Vereadores que participaram da entrega das máquinas e espera que o Governo ajude mandando máquinas porque ele não olha para partido e sim para o povo. Mudando de assunto falou sobre os trabalhos do Prefeito, enfatizando que se hoje o Prefeito trabalha bem é porque ele tem uma Câmara alinhada e sem o apoio dos Vereadores ele não pode fazer muito. Nisto informou que no primeiro semestre a Câmara votou mais de 30 projetos, no tocante destacou cada Vereador e comissão pelo empenho no estudo e votação de matérias. Dentre outras coisas contou que visitou o campo do Bela Vista, onde pessoas pedem ao Executivo que tome providencias, que em breve estará fazendo com parcerias uma “escolinha de futebol” e já tem inscrições, nisto estará fazendo reuniões com os pais para levar isso a diante.

3 WENDELL GONÇALVES (PSDB)

Falou sobre viagem de agenda oficial juntamente com o Prefeito e os Vereadores Moura e Jura, onde estava sendo entregue frota de máquinas do governo federal para o Estado, resultado de emenda de senadores e deputados, cerca de 92 máquinas estavam no pátio para serem entregues. No tocante disse que para alguma daquelas chegar ao município tem toda uma articulação, onde é necessário que Prefeito e Vereadores estejam antenados. Nisto contou que após  as entregas tentaram articulações junto aos órgãos competentes. No tocante parabenizou o Prefeito pelas pois hoje a Prefeitura de Assis está tendo um gestor realmente comprometido com o município e os representantes do Estado recebem muito bem ele. Mudando de assunto falou sobre o pedido de Moura ao Vice Prefeito, relembrando que esse pedido foi sua segunda indicação neste ano e se Deus quiser com a chegada das máquinas vai acontecer. Dentre outras coisas falou sobre o Campo do Bela Vista, enfatizando que em breve vem notícia boa para o bairro. No demais agradeceu aos colegas parlamentares pelos primeiros seis meses de mandato, onde como Presidente tentou fazer o melhor, aproximar cada parlamentar do Executivo, sempre com hombridade. Finalizou agradecendo às funcionárias e parabenizando o trabalho particular de cada um dos Vereadores.

4 JURACI PACHECO (PT)

Falou sobre o encerramento do semestre, contando que quando chegou em Janeiro todos optaram pela união para o desenvolvimento de Assis Brasil. Nisto agradeceu pela união pois possibilitou um semestre produtivo para o bem estar da comunidade. Destacou que a administração de Jerry vem buscando fazer algo diferente e que durante os 6 meses tem acompanhado de perto o Executivo onde vê muitos avanços, mas destacou que há falhas dentro da administração,  fresando que em algumas reivindicações tem avançado mas muitas coisas deixam a desejar. Disse que estará sempre cobrando o verdadeiro planejamento da gestão. Disse que duas secretarias estão deixando a desejar por falta de planejamento. Depois falou da situação da maromba que ainda não está resolvida apesar de o projeto ter sido aprovado no início da gestão. Disse que maromba está produzindo desde janeiro e ainda não viu o empresário repassando percentual da Prefeitura, sendo que foi votado percentual de 12%, então quer saber aonde está esses 12% referente aos 6 meses. Cobrou que  se não cuidar vai continuar igual as gestões passadas. Mudando de pauta, disse que na Saúde e Agricultura tem batido muito porque não quer ver a Saúde ou Agricultura viver apenas de alguns mutirões, pois tem muitas coisas a fazer além dos mutirões, então espera que no 2 semestre as coisas funcionem melhor.
Nisto relembrou a questão dos motoristas que ora dirigem um carro ora dirigem outro, então quer que os administradores mostrem porque o problema não é solucionado. Reclamou também da poda de árvores que não está acontecendo. Mudando de assunto falou sobre as máquinas entregues ao Governo, referindo-se ao discurso de Wermyson onde diz que Governo não olha para cor partidária, no que retrucou que ele olha sim e Jerry sabe das pressões que tem passado ao buscar solucionar problemas do município, mas não tira a razão do governador, então tem que ver de que forma deve fazer união política com governador para que nenhum lado saia perdendo. Em relação a questões políticas, comentou sobre visita do ex-senador Jorge Viana, onde enumerou situações elucidando como será a questão política nas próximas eleições, destacando que tem pessoas que querem fazer picuinhas entre a Prefeitura e Governo. Nisto deixou seu repúdio em relação ao episódio ocorrido. Finalizou dizendo que Vereadores precisam unir as forças para que Jerry possa negociar junto ao Governo do Estado a vinda de máquinas para Assis.

Disse que vê a força do poder executivo a nível mundial, seja em empresa privada ou pública, nisto destacou a importância do Poder Legislativo dentro da democracia. Disse que Prefeito fez bela fala, anotou alguns pontos, tais como quando ele falou que não tinha problema de trocar secretários, nisto questionou qual foi o secretário que ele trocou porque não viu, e sim viu a Secretaria de Assistência Social pedir para sair por razões pessoais, então é normal que o Prefeito coloque alguém para substituir e na saúde também a Luciene pediu para sair por questões pessoais, então não houve troca de secretário. Nisto disse que Respeita a posição do Prefeito mas não concorda. Disse que acha necessário a troca de alguns secretários, porque em 6 meses já vê quem tem condições de continuar e quem não tem, então o Prefeito tem o dever de trocar aqueles secretários que em 6 meses não conseguiram desenvolver um trabalho e nem sequer fazer planejamento. Relembrou que Prefeito disse que recebe com cautela as críticas, criticando que ele ouve no entanto não executa. Explicou que não quer que ele tire Secretário e abandonar a pessoa, mas não pode prejudicar a população porque seu companheiro está em um cargo e não está desenvolvendo o trabalho de forma correta, então espera que Prefeito abra os olhos e veja o que está acontecendo na gestão. Relembrou também que quando se fala em educação ambiental, pediu para as secretarias se juntarem e fazerem plano de como desenvolver a situação mas nunca sentaram para fazer. Citou sobre o ramal do lixão que não dá 2 km, mas está com 20 anos que entra prefeito e sai prefeito e nenhum faz o que é pra ser feito, que é executar 1,5 km de ramal de forma que dê para trafegar de inverno a verão e isso não tem desculpa, falta ação. Mudando de assunto falou sobre a Questão de área de terra que a Prefeitura tem que reaver e mandou Projeto para a Casa, nisto disse que, não tem que estar conversando com empresário, não tem que ter medo, se tem item na Lei de doação que ampara a Prefeitura a reaver as terras, então tem que executar a devolução do terreno que já faz bastante tempo e não foi feito nada. Nisto disse que espera que a câmara tenha clareza para tratar do assunto e resolva a situação. Respondendo a questionamento de Aroldo, destacou que era 110 máquinas e veio 92, mas ainda tem emenda no valor de 30 milhões que será liberada e governado irá adquirir mais máquinas. Finalizou dizendo que se fosse ele o Prefeito, na hora que o governador pedisse voto para poder encaminhar as maquinas, ele faria, então espera que Jerry tenha sensibilidade e esteja pronto para a conversar. Acrescentando que precisa ter articulação para saber o que o Governador quer e ter posição na hora do diálbhogo.

 5 AROLDO BATISTA (MDB)

Contou que foi convidado a participar do 25º aniversário da cidade de São Pedro Bolpebra, representando o Executivo e o Legislativo. No tocante disse que fez orientação para que nas próximas vezes o convite seja entregue no gabinete e na Câmara pois assim chegará aos representantes. Disse que foi uma festa muito bonita com presença do ministro do Meio Ambiente da Bolívia, onde foi sentado pedra fundamental de início de obra, houve atividades, premiações, etc. Evento também contou com a presença do Prefeito de Iñapari-Peru, Abraão Cardoso. Mudando de assunto fez reivindicação à Secretaria de Obras para que faça reparo na iluminação pública da praça central, pois a mesma está no escuro, pois o padrão não está acendendo luminárias da frente. Mudando de assunto referiu-se as falas de Jura, sobre o apoio do Governo e olhar a cor partidária, acha que ele está correto pois pode até ter iniciado com transparência e boa vontade, mas acredita que o cenário mudará pois Jerry foi eleito pelo PT e em homenagem ao partido que lhe apoiou deverá estar com o PT, então disse que nisto não gostaria de estar na pele dele na hora dessa decisão. No entanto independente de qualquer coisa, pediu que o Governador venha cumprir com o que prometeu, mesmo não sendo fácil destinar patrulha mecanizada a um município pequeno como Assis Brasil. Sobre a chegada das máquinas disse que viu redução na quantidade pois quando foram anunciadas seriam 110 e foi entregue apenas 92 como foi mencionado. Mudando de assunto falou sobre Zum ter conseguido em sua gestão carro e caminhonete porque quando assumiu não tinha carro para se deslocar. Sobre assistência social, recebeu reclamação de pessoas pedindo a volta de um carro para transportar idosos do km 02 até o centro para participar das atividades da 3ª idade. Também anunciou que brevemente a VAN da Saúde estará chegando e a VAN da assistência será devolvida. Dentre outras coisas disse que o Prefeito deve tocar pra frente e resgatar bens que estavam em andamento na gestão anterior, nisto parabenizou Jerry por estar buscando e com certeza irá fazer muito por Assis em todas as áreas do Município. Também agradeceu o esforço do Presidente por estar lado a lado e buscando fortalecer a união. Finalizou dizendo que irá procurar a executiva estadual de seu partido para estar pedindo benfeitorias para Assis Brasil.

6 GILDA ALMEIDA (PSD)

Agradeceu a Deus pelo privilégio de estar usando a tribuna completando o primeiro ciclo da gestão com todos gozando de saúde. Mudando de assunto disse que o Vereador Jura é o único que faz as críticas e prefeito dá atenção. Dentre outras coisas disse que Jerry pediu 06 meses, esse tempo está batendo a porta, ele lutou, esperneou, as portas se abriram e ele fez e por isso tem honra de trabalhar com ele, relembrando que também teve honra de ser parlamentar junto com ele e sabe como ele é crítico. Disse que até agora tira o chapéu para ele que tem muita vontade de ver o município crescer e está fazendo excelente trabalho. Pronunciou ainda que o Governador se engraçou dele e espera que ele continue assim mesmo nas eleições, sem importar o lado que ele vai estar porque é de outro partido, pois todos os partidos exigem muito e tem a questão da fidelidade partidária. Acrescentou que em Assis Brasil tem muitos votos e admiradores do Governador e então espera que ele veja que Assis é o mais carente de maquinários. No demais disse que os votos que vão para a urna não dependem apenas do Prefeito e sim também dos Vereadores que são lideranças e fazem o trabalho de formiguinhas, então não precisa de racha nas eleições, precisam se juntar e remar na mesma direção. Mudando de assunto agradeceu a Jura por ser o relator da comissão de finanças, fazendo trabalho exigente mas que é bom, seguro e minucioso nas matérias. Disse que Peleco, Sabiá, Moura, Aroldo, Wermyson, presidente e Cláudia todos estão de parabéns por terem feito excelente trabalho no primeiro semestre.

 PRFEITO JERRY USA A TRIBUNA PARA FAZER EXPLANAÇÕES SOBRE SEUS 6 PRIMEIROS MESES DE GESTÃO. CONFIRA:

Nesta Terça-feira (29), o Prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia participou do encerramento do 1º semestre das sessões legislativas e na oportunidade usou a tribuna para prestar conta dos serviços realizados pela Prefeitura e Secretarias durante os 6 meses de gestão.

No tocante destacou o trabalho do Legislativo, enfatizando que é pela Casa que tramita as Leis para que o Executivo possa funcionar de forma correta. Nisto relembrou que quando pesquisa no tribunal de contas a maioria das condenações dos gestores anteriores se dá por atropelar o Legislativo.
O que Jerry falou em relação ao trabalho das Secretarias:
ASSISTÊNCIA SOCIAL: Reforma e adequação de prédios para melhorar o atendimento ao cidadão; Reforma do conselho tutelar; reforma da sede SEMAS; abertura do setor exclusivo para atendimento do Bolsa Família; previsão de reforma do CREAS e CRAS; retomada das atividades do grupo da 3ª idade; assinatura de convenio com APADEQ, para recuperação de dependentes químicos.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE: melhoria na coleta de lixo; desapropriação para aumentar área do cemitério; contratação de Engenheiro Ambiental; reabertura da beneficiadora de café; implantação de plantio de café; reabertura da feira do agricultor; aluguel de 02 veículos para buscar produção rural; aluguel de prédio exclusivo para a secretaria de Agricultura e Meio ambiente;
SAÚDE: Assis Brasil lidera ranking de vacinação contra a covid-19, está vacinando faixa etária de 30 anos; realizou seletivo da saúde; realizou curso de formação para os ACS; Mantém o funcionamento da Casa de Apoio em Rio Branco ao lado da Fundação Hospitalar; conseguiu VAN da Assistência para transportar pacientes até Rio Branco, fato que economizou aluguel de 12mil por mês por seis meses; garantiu recurso para aquisição de VAN para a Saúde; diminuiu da rotatividade de servidores; Inaugurou nova sede da Secretaria de Saúde; Garantiu local próprio para a Vigilância Sanitária; implantou o Telesaúde para uso do eletrocardiograma; lançou o Programa Mais Saúde Pra Você; fez parceria com hospital do Amor para focar no câncer de mama e do colo de útero; etc.
EDUCAÇÃO: repôs o quadro de pessoal; contratatou assistente social e psicólogo; aderiu ao programa de Volta ao Novo; garantiu reforma da Escola Edilza; está lutando para angariar recursos para reforma das escolas rurais; etc.
OBRAS: tem cuidado da cidade, iluminação; fez recuperação de alguns ramais; recuperação da trilha; conseguiu emenda de 500 mil e de 2 milhões e 500 mil para infraestrutura urbana; etc.
Outras coisas pontuadas pelo Prefeito:
  • Gestão tem se preocupado em divulgar suas ações para que a comunidade fique informada.

  • Relembrou que no início da gestão visitou juntamente com os Vereadores, a maioria dos setores para ver in loco qual era a situação. Exemplificou visita no Polo Industrial, Secretaria de Obras, Saúde, etc.

  • Disse que Assis é o único município que não tem máquinas para os trabalhos dos ramais.

  • Sobre a maromba, enfatizou que gera emprego para 10 pessoas e que em breve Prefeitura irá receber 02 caieiras de tijolo maciço para melhorar ruas.

  • Disse que assumiu a Prefeitura com 58% de gastos com pessoal, hoje está reduzido a 51%.

  • Falou sobre as dívidas da gestão anterior, enfatizando que algumas dívidas, como serviços essenciais, foi feito reconhecimento e está liquidando aos poucos, já outras dívidas com pessoal foi assumido e liquidado;

  • Relatou sobre os encargos da folha que estão sendo pagos em dia, além dos parcelamentos que se não forem pagos terá bloqueios nas contas.

  • Informou que provavelmente os cargos de vigia serão terceirizado por conta de não poder fazer seletivo para evitar o aumento de gastos com pessoal

  • Anunciou o equilíbrio fiscal e a redução de gastos tendo em vista que não pôs em funcionamento a secretaria da Mulher, Gabinete da Primeira Dama e Gabinete do Vice – Prefeito, além de outras secretarias que foram enxugadas como Cultura e Turismo.

  • Destacou o planejamento efetuado pela Secretaria de Finanças, onde chamou os credores para negociar, citou exemplo da Energisa e que hoje está em dias com a empresa de energia. No tocante disse que a Prefeitura paga muito com energia elétrica, tem que pensar em outra forma como energia solar, pois é muito dinheiro gasto que poderia ser investido em melhorias de ruas, etc.

  • Falou sobre a falta de valorização financeira dos cargos de portaria.

  • Falou sobre questões da Assistência Social, referente ao abrigo dos imigrantes, onde foi contratada uma equipe multidisciplinar através de recursos federais e assim desafogou a equipe do CRAS e CREAS.

  • Discorreu sobre os processos seletivos que a Prefeitura realizou.

FINALIZOU falando da felicidade em estruturar a cidade; aumento dos recursos próprios por meio da aprovação do REFIS; Emendas conseguidas para a saúde atingido o teto de 1 milhão e 200 mil reais e da aprovação de Lei que permite municípios inadimplentes acessarem emendas extras.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.