CONFIRA OS DISCURSOS DOS VEREADORES DE ASSIS BRASIL NA 26ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Antonia Nascimento publicado 01/10/2021 12h35, última modificação 01/10/2021 12h35

1     WERMYSON MARTINS TAMBURINI (PSDB)

Deixou uma reflexão bíblica em apocalipse 20. Prosseguindo falou de sua indignação ao ver alguns produtos agrícolas vindo de outros municípios e estados, citando que a farinha vem do município de Cruzeiro do Sul, o arroz vem do estado de Mato Grosso do Sul, entre outros produtos. Disse que todos esses produtos podem ser produzidos e comercializados no próprio município. Destacou que se houvesse um trabalho de políticas públicas entre Governo e Prefeitura voltado para a agricultura do município, traria benefícios aos produtores rurais e toda a população. Destacou que a SEPA precisa formar parceria entre os municípios, pois se não houver essas parcerias, a situação permanecerá assim.  Contou que esteve na Praça Henoc Timóteo, onde percebeu a falta de iluminação e algumas lâmpadas queimadas, pediu que ao Vice- prefeito e Secretario de Obras Reginaldo Martins, que verificasse tal situação de perto e que medidas fossem tomadas. Falou também que existe muito lixo descartado no local e pediu conscientização da população, pois as pessoas vão ingerir bebidas alcoólicas naquele local, deixando latas de cervejas jogadas, litros de refrigerante, água etc. Frisou que as pessoas precisam ter zelo com patrimônio público. Prosseguindo falou sobre os esgotos da cidade, disse que entra gestão e sai gestão e a situação de esgoto a céu aberto não muda. Disse que precisa ter um olhar voltado para essa situação do saneamento básico de nosso município. Falou sobre o fardamento dos estudantes estaduais e na oportunidade elogiou o Governo e toda a equipe de educação pelo trabalho que vem desenvolvendo. Contou que no domingo 26 de setembro, se fez presente na manifestação para a reabertura da ponte. Mudando de assunto, falou sobre o ramal do Icuria, enfatizando que existem muitas reclamações, pois não está sendo feito abertura adequada para o escoamento da água e nem baloamento. Frisou que a empresa conseguiu uma outra piçarra, pois a que outra não era muito apropriada. Na oportunidade, falou sobre “ciúmes” disse que as pessoas não enxergam o vereador como olho do prefeito. Frisou que existem pessoas dentro da gestão, que não passam informações aos vereadores, quando solicitada. Destacando que todas as vezes que faz perguntas ao prefeito ele esclarece todas. Finalizou falando que o prefeito como autoridade maior, Sempre está disposto a esclarecer dúvidas, não entende por que quem é subordinado a ele se negam a prestarem informações.

2 FRANCISCO FURTADO DE MOURA (PC do B)

Reclamou de algumas situações que vem acontecendo ao longo de anos na SEPA. Contou que vem recebendo muitas reclamações referentes aos veículos e tratores. Disse que chegou a ele informações de que é cobrado, pelo responsável da SEPA um valor de R$ 60,00 (sessenta reais), para ele fazer transporte de cargas quando solicitada e que o mesmo utiliza o veículo público como um bem particular. Destacou que as ações do responsável pela SEPA não são corretas, pois os veículos e maquinários pertencentes a este órgão são bens públicos. Frisou que essa situação prejudica muito os pequenos produtores, então repudia esse tipo de ação corriqueira da parte do responsável da SEPA. Disse também que o caminhão e tratores estão todos sendo utilizados para trabalhos particulares, e na oportunidade pediu para que o responsável da SEPA recolhesse esses veículos que estão sendo utilizados para trabalhos particulares. Falou também sobre a falta de remédio para hipertenso na farmácia pública, solicitando que essa situação seja resolvida o mais breve possível. Finalizou falando que fez uma visita na rua 08 (oito), localizada no bairro do Bela Vista, onde se deparou com a falta de iluminação da rua, pedindo ao Senhor Robecildo, responsável pela iluminação que tomasse providencias.

3 MANOEL AROLDO (MDB)

Iniciou falando sobre a falta de medicamentos na farmácia pública, relatou que algumas pessoas que precisam do medicamento utilizado para hipertenso, estão chegando até ele para cobrar a falta do medicamento. Depois falou sobre a exigência do bombeiro sobre uso de extintores nos departamentos privados e públicos. Falou que são feitas reivindicações essas situações. Disse que isso são situações de pessoas que vem até ele fazer essas solicitações. Disse também que veio alertar aos órgãos públicos sobre os Extintores nas instituições e empresas privadas, disse que está faltando legalidade nesses órgãos particulares. Mudou de assunto e falou de um anteprojeto a respeito do fretista dos pampas, pois foram repassados a esses freteiros que não poderiam mais estarem fazendo seus fretes. Disse que o cidadão que lhe procurou havia dito que na campanha o prefeito Jerry se comprometeu de que até setembro de 2021 estariam todos legalizados. Acrescentou que denúncia partiu dos taxistas e falou que entende a aparte dos taxistas pois pagam seus impostos. Falou que essa situação precisa ser resolvida, pois os festeiros também precisam e fazem o trabalho que os taxistas não podem fazer como carregar cargas grandes.

Falou sobre o manifesto para reabertura da ponte, parabenizando a todos os envolvidos, disse que precisa ser resolvida essa situação o mais breve possível. Destacando que por serem municípios vizinhos, tanto lado brasileiro, quanto o lado peruano uns necessitam do outro. No tocante parabenizou a categoria dos taxistas, associação dos comerciantes e todos os envolvidos na manifestação. Em justificativa disse não estar presente, pois estava em compromissos, mas que ali encontrava-se sua filha, genro e neto que residem no Peru. Contou que sentiu uma emoção muito grande ao ver os vídeos gravados do manifesto, aonde aparece seu neto com a bandeira no ato de reivindicar a abertura da ponte. Em seguida elogiou o Prefeito, destacando que seu discurso na manifestação foi louvável. Prosseguindo disse que espera que o Governo peruano se sensibilize com essa situação, pois todos estão nesse anseio da reabertura da ponte.   Mudou de assunto com uma justificativa, referente à sua fala da última Sessão, contando que a intenção dele, em sua fala não foi dizer que a gestão passada foi irresponsável com o projeto feito para o asfaltamento de algumas ruas, que em nenhum momento apontou erros ao falar da gestão do ex prefeito zum, prosseguindo disse que falou que esses erros vêm acontecendo durantes várias gestões, mas que em nenhum momento especificou gestão, disse que os erros que se referiu referente a esses trabalhos de asfaltamento foi a falta de saneamento básico.  Mudou de assunto e disse que os problemas de ilegalidade que vem ocorrendo dentro da SEAPROF é desde a gestão do governo ainda do PT.

4 WENDELL GONÇALVES (PSDB)

Iniciou falando sobre sua agenda na capital de Rio Branco na SEINFRA juntamente com o Prefeito e Vereadora Gilda Almeida, falou que foram atendidos pelo Secretário representante da SEINFRA e nisto foi acordado 1500m de massa asfáltica ainda para este ano aonde prefeito fez uma bela explanação sobre a necessidade da população. Contou que o Prefeito solicitou visita dos engenheiros do SEINFRA para verem de perto como será feito e a melhor forma de fazer esse trabalho. Disse que também estiveram no IBGE aonde foi acordado com o SEBRAE que muito em breve estará vindo para o município vários cursos. Contou também que estiveram na ENERGISA juntamente com o Senador Petecão para tratar de assuntos do Programa Luz para todos, onde destacou que os trabalhos que estão atrasados é por causa da licença ambiental do ICMBIO, destacando que  são muitas as exigências do ICMBIO, disse que é quase impossível cumprir com todas essas exigências. Acrescentou que é muito triste fazer todas essas articulações de trabalho entre Legislativo, Executivo e Energisa mas se deparar com tantas exigências do ICMBIO pois vem prejudicando e atrasando o andamento do trabalho Programa Luz para todos. No tocante agradeceu de coração o Senador Petecão. Mudando de assunto falou do Banco do Brasil falando da péssima condição de atendimento do Banco do Brasil, disse que o Banco do Brasil precisa melhorar a forma de atendimento e que rever seu planejamento de trabalho para que melhore o atendimento aos clientes, disse que a logística do Banco do Brasil está deixando a desejar no município. Finalizou parabenizando toda a equipe de esporte e envolvidos no campeonato que vem sendo realizado no município.

 5 JURACI PACHECO (PT)

Iniciou falando sobre a SEAPROF disse que desde o início da gestão vem falando da forma que a SEAPROF vem trabalhando. Contou que assim como chegaram reclamação da situação da SEAPROF, também chegam reclamação para ele sobre ser cobrado frete utilizando veículos públicos do Estado e que isso é vergonhoso, que o Estado também tem culpa dessa situação, pois há muito tempo essa situação vem se estendendo e nada é resolvido. Disse que é necessário fazer uma reunião com o representante da SEPA no municio para que essa situação seja resolvida, pois os veículos da SEAPROF só beneficiam pessoas que tem condições. Nisto disse que existem maquinas em fazendas. Disse que seus discursos estão ficando na tribuna e isso não pode acontecer. Reafirmou que a situação irregular no uso dos veículos da SEAPROF é grave, que essa situação está aos olhos de todos e só não ver quem não quer. Criticou que os veículos estão sendo utilizados para benefício próprio do responsável e não em benefício dos agricultores. Mudando de assunto, falou sobre a agricultura, destacando que é louvável esse trabalho de plantação de mudas de café, mas destacou que não é só de mudas de café que os produtores sobrevivem pois tem outras culturas que podem ser implantas. Contou que falta planejamento para ver o que os produtores querem fazer, pois nem todos os produtores querem trabalhar com plantio de café. Mudou de pauta e disse que o Prefeito Jerry Correio vem se destacando, vem buscando incansavelmente melhorias e benefícios para o município, disse que é uma pessoa de grande humildade, mas que existem pessoas em sua gestão que vêm atrapalhando. Logo em seguida parabenizou o Vereador, Moura, por também ter abraçado essa causa da SEAPROF, lutando para que mudanças venham acontecer. Mudou de assunto novamente e falou sobre convidar o chefe do ICMBIO para estar presente na Casa e tratar de assuntos referentes aos maus tratos que vem sendo corriqueiros com os produtores rurais. Finalizou falando sobre uma indicação que fez solicitando a doação de uma trilhadeira para a comunidade do São Pedro, destacou que a trilhadeira encontra-se com alguns defeitos, mas que em conversa entre ele e a comunidade os mesmos disseram que se comprometiam em arrumá-la.

Citou que em breve o Presidente da Casa Wendell Gonçalves, Juntamente com o Prefeito Jerry Correia irão se deslocar até a cidade de Brasília, para fazerem reivindicações e busca de Emendas para o município.  Nisto pediu ao Presidente da Casa Wendell Gonçalves, que fique atento para que os projetos de Emendas de massa asfáltica, venham completos, para evitar que ocorram as mesmas falhas de gestões anteriores. Prosseguindo falou sobre a manifestação para a reabertura da ponte, dizendo que em vídeos postados em redes sociais viu cenas de pessoas tentando agredir policiais peruanos, frisando que essas atitudes podem piorar ainda mais a situação. Nisto falou que manifestar é um ato louvável, mais a pessoa tem que aprender a se conter para evitar que esse tipo de situação aconteça. No demais, enalteceu os líderes da manifestação, mas destacou que precisaria ter sido mais organizada. Finalizou declarando que não concorda com o decreto de meio expediente, justificando que vem pessoas da zona rural no período da tarde, em busca de alguns serviços e encontram as Secretárias fechadas.

6 GILDA ALMEIDA (PSD)

Iniciou agradecendo ao Prefeito Jerry Correia e Presidente Wendell Gonçalves por terem estendido o convite para que ela fosse em uma agenda em Rio Branco juntamente com os mesmos. Prosseguindo disse que estiveram na SEINFRA E ENRGISA para buscar melhorias para o município, contou que em conversa com o representante do ICMBIO, O Prefeito Jerry, relatou algumas situações de maus tratos que vem ocorrendo com os produtores rurais do município. Falou que o Senador Sergio Petecão também estava presente no momento em que o Prefeito fazia essas reivindicações do tratamento do ICMBIO com os produtores. Disse que logo após ver a preocupação do prefeito, sobre os atos de maus tratos com os produtores, o Senador Petecão, convidou o Prefeito Jerry Correia para ir até a Cidade de Brasília resolver essa problemática. Prosseguindo disse que viu de perto sua insistência em buscar melhorias para a população. Disse que ficou admirada em ver sua luta em busca de melhorias.  Mudou de assunto, disse que há muito tempo a SEAPROF do município trabalha na ilegalidade, falou que na gestão passada juntamente com Vereador Wendell Gonçalves buscaram muitas formas de tentar resolver essa situação que vem sendo praticada de forma ilícita. Disse também que sempre foi assim, o responsável da SEAPROF, utilizando os veículos do órgão para benefício próprio. Frisou que este costume da parte dele é velho e que não entende como novamente a chefia da SEAPROF está nas mãos deste ‘senhor’’. Finalizou destacando precisa o mais breve possível ser feita uma reunião diretamente com o Governar, para que ele tome ciência da situação.

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.