Confira os discursos dos Vereadores de Assis Brasil na 11ª Sessão Ordinária

por Antonia Nascimento publicado 05/05/2021 12h05, última modificação 05/05/2021 12h08

 1 FRANCISCO MOURA (PCdoB)

Fez pedido para Prefeito que converse com o responsável do Meio Ambiente porque está fazendo falta o funcionamento da marcenaria. Disse que o local foi fechado e alguém perdeu seu emprego, então é necessário a abertura porque vai ajudar muita gente no município. Disse que em todos os municípios a marcenaria funciona menos em Assis Brasil, então Prefeito deve conversar com autoridades maiores para abrir. No demais agradeceu pelo barro que colocaram de um lado e outro em frente ao Renan, porque carro não passava e hoje passa até carro pequeno. Nisto parabenizou a gestão porque está se empenhando em correr atrás de demandas para Assis Brasil.

2 EDUARDO MARQUES (PT)

Divulgou sua falta na última sessão porque foi para sua área e seu agente de saúde pediu para ele mobilizar a comunidade sobre a vacina da covid e gripe. Destacou que queria se imunizar, porque sabia que era de 59 anos acima, mas ficou sem vacina. Ficou dois dias esperando na primavera mas não tomou porque não é diabético. Falou sobre os Agentes de Saúde, relembrando que na época que foi Agente era feito pequeno treinamento para fazer palestras de doenças contagiosas na região, etc. Mas hoje os Agentes estão fazendo trabalho que não está surtindo efeito para a população, porque na visita só anota o número do cartão do SUS na prancheta e essa é a visita. No tocante contou que procurou a secretária e ela disse que após o seletivo, irá fazer treinamento de ACS para realizar palestras de prevenção. Finalizou dizendo que os Vereadores vão ter que brigar pela questão da saúde no município.

3 MANOEL AROLDO (MDB)

Destacou não saber se é de conhecimento da Secretária de saúde e Prefeito, mas na casa de apoio em Rio Branco foi suspenso o fornecimento de energia e consta dois meses de talão atrasados. No tocante amenizou enfatizando que até o consumidor normal passa por isso, no entanto reivindicou que a situação seja resolvida. Outro assunto, foi sobre o representante do DEPASA para que venha tomar as providencias e busque seu representante no Estado para nomear alguém do seletivo para fazer a leitura de água em Assis Brasil. Disse ainda que cidadãos estão atrasando dívidas por conta da falta de alguém que leia os registros. Nisto reivindica ação imediata porque depois cidadão vai pagar preço mais caro. Mudando de assunto contou que tem observado a vontade do Prefeito em buscar apoio e parcerias e vê Secretarias e Estado se comprometendo em apoiar, então pede que essas pessoas possam realmente apoiar o município, porque quando chegar as máquinas precisa de pessoa para apoiar nos ramais, precisa de combustível. Finalizou parabenizando o Governador Gladson Cameli por firmar a parceria sem olhar cor partidária.

Admira Jura por ser base do atual Prefeito e não estar se curvando perante algumas coisas que acontecem de errado. Sempre presente e percebe que ele quer o melhor pois tem visão de fazer diferente. No demais relatou o erro da secretaria de saúde em relação aos motoristas, denotando que é muito passivo nas críticas, mas vê sua prima Ivelina com boa vontade de fazer as coisas acontecerem. No tocante disse que Ivelina passou pela casa e sempre foi defensora da educação, mas a convite do Prefeito foi assumir pasta que talvez não seja tão de sua competência. No demais parabenizou Elias porque está dando certo na educação. Disse que secretário de todas as áreas tem que ter responsabilidade, inclusive secretário de agricultura senão as coisas não andam. No tocante disse que não é fácil para o Prefeito porque muitas das vezes as pessoas que vão assumir a pasta pensam apenas no salário, então os Vereadores têm que ser positivos e apontar os erros pois Jerry é preparado para saber ouvir e lidar com essas situações. A respeito dos motoristas, já percebeu isso na Secretaria de Obras, onde a caçamba nova em mãos de um e outro motorista, nisto alertou o Secretario que no momento que vê o carro quebrado irá sobrar para ele. Que tem que cuidar do patrimônio público com responsabilidade. Finalizou dizendo que são 09 vereadores que querem o melhor para o município e para isso vão fiscalizar.

4 JURA PACHECO (PT)

Contou que esteve visitando a zona rural com o Prefeito, onde estendeu o convite a Aroldo mas ele não pode estar presente. No Sábado estiveram no ramal do km 17, em reunião com os moradores, onde discutiram reabertura dos ramais, luz para todos. Já no Ramal do km 10, foram conhecer de perto a questão do ramal e da ponte que está deteriorada, ali foi firmado parceria entre moradores e prefeitura para reconstrução da ponte, então vê que está havendo parceria e as coisas estão andando com rapidez. Disse que no Domingo esteve na comunidade Santa Clara e na reunião estava presente a Vereadora Cláudia onde discutiram o processo de ramais e pontes e ampliou a discussão para o lado da saúde porque esses são os assuntos que todas as comunidades reivindicam. Disse que o nobre Vereador Eduardo citou a questão dos ACS, tem visto as reclamações em relação aos agentes de Saúde. Nisto relembrou que na campanha presenciou ações de agentes em algumas comunidades e realmente eles não fazem nada mais que preencher uma ficha e dar para a pessoa assinar. Destacou que na Santa Clara, foi questionado se não havia treinamento antes de ACS assumir, então prefeito disse que sim, será feito o treinamento, então espera que realmente tenha porque o trabalho do agente é fazer um diagnóstico das famílias para alimentar o sistema e se precisar da presença do médico lá, que o Agente medie isso. Acrescentou que o Agente de saúde tem que pelo menos saber medir pressão. No tocante disse que vê erros na gestão de Ivelina, um deles é não conversar com os Agentes, sendo um dever do Secretário cobrá-los. Sobre a situação da energia na casa de passagem, acha que é desleixo da Secretaria de Saúde em atrasar por dois meses o talão de luz de uma casa de passagem porque a saúde tem dinheiro, então não tem porque atrasar. Outro assunto destacado foi que na Secretaria de Saúde pessoas que são funcionários e não são motoristas estão pegando carro, sendo isso inadmissível porque não é falta de motorista porque motorista tem, então criticou em outras gestões e espera que não aconteça agora. Nisto disse que já cobrou do Prefeito porque tem que concertar o que está dando errado a muito tempo. Concluiu dizendo que se o cidadão é do setor X então é lá que tem que trabalhar e não de motorista.

Reivindicou da Mesa Diretora os ofícios que tem pedido para enviar a Prefeitura e espera que o Prefeito através de seus assessores consigam responder. No tocante solicitou a emissão de um oficio pedindo todos os nomes dos agentes de saúde da zona urbana e rural que passaram no seletivo recente, bem como em qual a comunidade cada um vai atuar. Dentre outras coisas falou sobre os Postos de saúde, que tem recebido críticas em relação ao tumulto no atendimento ao Covid no km 02, nisto procurou enfermeira que conhece do assunto e foi informado que dá para resolver a questão colocando mais 01 enfermeiro para realizar os testes de covid, então automaticamente desafoga o setor e anda com mais rapidez. No demais relatou que receberam a visita do senador Márcio Bittar e viu ao lado dele o ex Prefeito Antonio Barbosa, entre outras autoridades e viu algumas postagens com teor de crítica à câmara de Assis Brasil em relação a permanência do Banco do Brasil na cidade, na postagem queriam que os Vereadores tivessem participado da reunião no entanto nenhum vereador foi convidado e muitos não sabem que os Vereadores já lutaram tanto para que o Banco do Brasil permaneça no município. No tocante destacou que o BB já deixou de ser agencia a mais de 2 anos, nisto criticou porque Zum não reivindicou a permanência da agencia na época de seu mandato. Acrescentou que o Senador Marcio vem querer aparecer e pelo que sabe não conhece nenhuma emenda de Marcio para Assis Brasil. Nisto deixou seu repudio a esse tipo de pessoa. Em relação à Emendas elogiou o Senador Petecão porque já mandou muitas emendas para Assis Brasil, a exemplo tem emenda de compra de motoniveladora que estará sendo comprada esse ano. Finalizou parabenizando Jerry e Reginaldo porque são duas pessoas que estão fazendo o melhor para Assis Brasil.

 

5 WERMYSON MARTINS (PSDB)

Agradeceu a Deus pela vida e a saúde e deixou versículo bíblico de reflexão em Filipenses 3. Depois falou sobre a saúde, que esteve visitando o posto Terezinha onde recebeu denúncias que a médica estava tratando mal os pacientes. Então um dia foi e sentou na fila para averiguar o mau atendimento, mas não presenciou maus tratos. Contou que esteve na farmácia e está faltando vitamina C. Disse que no posto de saúde não pode varrer, tem que ir passando o pano para não dar poeira por conta da saúde das pessoas então tem que capacitar a pessoa da limpeza. Conversou com fisioterapeuta, enfatizou que a saúde tem tanto dinheiro mas os equipamentos que a fisioterapeuta usa são dela, então falta planejamento da gestão para comprar esses equipamentos. No demais disse que visitou dona Odete, pioneira da agricultura, conversou e foi demonstrado que o ramal dela não é feito desde a época do Manoel. Conversou com o vice prefeito e ele disse que o ramal está no planejamento. Dentre outras coisas contou que procurou o Prefeito para solicitar via DEPASA, o tatu de limpeza, onde tem muitas repartições que estão precisando, então ele se comprometeu em buscar esse tatu seja pelo DEPASA ou privado com a parceria particular. Mudando de assunto contou que esteve visitando os paliativos do final de semana, que as coisas começaram a caminhar, e essa é uma promessa que estão cumprindo. Mudando de tema contou que sua esposa comprou no JB saquinho de banana frita que vem de Brasileia, nisto ficou indignado porque Assis Brasil tem produção de banana mas não tem código de barra então é necessário que o poder público incentive a agricultura nesse sentido. Dentre outras coisas disse que já vai para 4 meses sem ambulância. Até onde o povo vai pagar por isso, tem que buscar e espera que o executivo estadual resolva essa situação pois o povo precisa de ambulância no município. Finalizou destacando que a sua agente de saúde, Elizarda, passa na sua casa todos os meses e quando não está deixa bilhete, nisto a parabenizou destacando que faz um bom trabalho.

Disse que o Governador tem sido maior parceiro de Assis Brasil, pois enviou parceria de limpeza de entulhos no valor de mais de 130 mil reais, Governo mandou carreta de brita. Que hoje os serviços que estão sendo feitos pelo executivo o parceiro maior é o Gladson Cameli. Está vendo as coisas funcionando e mais a frente vai chegar combustível, então tem que ser agradecido a esse olhar sem cor partidária. Contou que tem pessoas que pedem oposição e essas mesmas pessoas estão no PV do Prefeito pedindo coisinhas. No tocante disse que a Casa é oposição a coisa errada e não a coisa certa. No demais falou sobre as setecentas mil doses da vacina que o Governador está comprando da Johnson. Agradeceu à Casa pela aprovação de seus dois requerimentos. E sobre as ruas asfaltadas, pediu que o Executivo sente com os empresários responsáveis pelas ruas e veja o que pode ser feito, porque não tem três meses e tem cantos que o asfalto já está arrancando. Finalizou falando sobre os ramais pedindo ao vice prefeito que todo ramal que entrar máquina tenha o acompanhamento de um produtor do ramal porque esse produtor conhece o ramal e sabe o que precisa ser feito, quais os pontos críticos onde precisa de saída de água, etc.

 

6 GILDA ALMEIDA (PSD)

Parabenizou os trabalhadores pelo seu dia no Sábado, data importante. Registrou a presença do Senador Petecão que esteve sexta-feira fazendo reunião com lideranças do PSD partido que ele é presidente. Contou que foi uma reunião importante onde destacou suas intenções, deixou claro as emendas que estão abertas para esse ano e o que ele pode contemplar Assis Brasil. Ao termino da reunião foi até a rua onde prefeito estava acompanhando os trabalhos, então achou inédito porque ainda não tinha visto esse interesse do Prefeito durante as gestões do seu lado. Senador disse estar gostando do trabalho de Jerry. No tocante disse que não está puxando saco, mas a realidade é que ele está se esforçando. Viu pedido de socorro da Professora Graça, dizendo que não tinha mais por onde passar porque o peito do carro batia. Depois viu Graça agradecendo pelo trabalho que foi feito nas duas ruas e melhorou 90%. Disse que além de Graça, outras pessoas também agradeceram. Então é a prova de quu se o executivo quiser ele faz com o pouco que tem, porque é o mesmo tanto que tinha no passado mas ele fez. Nisto denotou que se o Prefeito fizer bom trabalho no município, os Vereadores também ficam bem, então enquanto ele estiver fazendo, vai sempre elogiar porque não foi eleita para perseguir, mas sim para fazer seu trabalho de fiscalizar e o Prefeito está se esforçando e ainda não tem nem um ano, então não vai jogar pedra em Prefeito que está trabalhando. Disse que sempre irá manter sua dignidade pois foi eleita para ver o bem da cidade, e o povo feliz. Se o prefeito trabalha, tapa buracos, mantem salários em dia e limpa as ruas, tem que parabenizar porque a coisa não está fácil, sendo que Assis Brasil é um dos municípios mais endividados do Estado do Acre, então a esperança que tem é tapa buracos, salários em dia e cidade limpa. Concluiu dizendo que o Prefeito tem grande respeito pelos vereadores, que vê isso porque é seu terceiro mandato e sabe como já foi tratada pelo executivo.

7 WENDELL GONÇALVES (PSDB)

Ressaltou pontos comentados sobre ACS, enfatizando que é algo que já vem de muito tempo o fato de alguns não trabalham da forma como é para ser e vem sujando a imagem de toda uma classe. Concorda com as palavras de Eduardo e Juraci, porque o Agente de Saúde é a pessoa que faz o primeiro contato com quem está precisando, principalmente na zona rural que deve fazer investigação, se teve febre, se alguém adoeceu se tem algum hipertenso, gripe, etc. porque quando chega na cidade vai relatar e o médico da saúde programa um atendimento. Mas não acontece assim, muitos vão e anotam apenas o cartão do SUS, então acha que tem que fazer seletivo pra quem é da área. No demais disse que não tem o que reclamar de seu ACS, Cristiano, nisto o parabenizou por fazer bom trabalho. Mudando de assunto contou que no Ramal do km7 pessoas ganharam combustível para fazer serviço na época do Prefeito Betinho, mas não fizeram e se preciso for ele prova. Em relação aos motoristas em geral da Prefeitura, a coisa só dá certo se pegar o carro o próprio motorista. Então irá sentar com Prefeito e discutir. No tocante exemplificou que há motoristas com dedicação, citou o da Educação Manoel que mantem o carro sempre limpinho e é difícil de dar problema. No demais disse que a Prefeitura iniciou os trabalhos, sabe que falta material mas vê o Prefeito se esforçando e buscando parcerias, nisto agradeceu ao Governo do Estado pelo olhar que está dando para Assis Brasil. Relatou que o Prefeito está trabalhando nos finais de semana visitando comunidades, fiscalizando trabalhos, etc. No demais destacou que os Vereadores também têm que usar mesmo a tribuna para expor o que estão fazendo porque assim o público saberá. Relembrou que está com mais de quinze dias o requerimento do planejamento dos ramais e pediu que o Secretário veja com carinho o planejamento dos ramais para que os Vereadores possam ter um amparo, que com os ramais tem também o Planejamento Luz para Todos, quanto antes chegar melhor para a população e para os Vereadores. Finalizou parabenizando cada colega que faz suas visitas e desejou que façam bom trabalho e não tenham medo de receber críticas.

MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA

Apresentação do PROJETO DE LEI Nº 014/2021/GAPRE, datado de 27 de Abril de 2021, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a denominação de prédio público e dá outras providências.

Apresentação do PROJETO DE LEI Nº 015/2021/GAPRE, datado de 30 de Abril de 2021, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar processo seletivo simplificado para a contratação de Agente Educador Bolsista por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e dá outras providências.

Votação do REQUERIMENTO Nº 001/2021, datada de 03 de Maio de 2021, de autoria do Vereador para WERMYSON MARTINS TAMBURINI, para que seja solicitado da Prefeitura Municipal de Assis Brasil que encaminhe a este Poder Legislativo os valores mensais arrecadados com iluminação pública (APROVADO POR UNANIMIDADE);

votação REQUERIMENTO Nº 002/2021, datada de 03 de Maio de 2021, de autoria do Vereador para WERMYSON MARTINS TAMBURINI, para que seja solicitado da Prefeitura Municipal de Assis Brasil a relação de nomeações de todos os cargos comissionados por secretarias. (APROVADO POR UNANIMIDADE);

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.