Confira o que aconteceu na 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Assis Brasil

por Antonia Nascimento publicado 26/08/2021 11h32, última modificação 26/08/2021 11h32

USARAM A TRIBUNA

1 WERMYSON MARTINS TAMBURINE – PSDB

iniciou com uma reflexão bíblica em Eclesiastes 3. Depois falou sobre a situação da Maromba destacando que por umas três vezes conversou com (GAGO) perguntando se ele já havia repassado alguns tijolos para a prefeitura, também conversou com Secretário de Obras que o informou que nada foi repassado e falou ainda que essa situação precisa ser resolvida. Destacou os trabalhos de poda realizadas no centro da cidade, tendo em vista a festividade do 7 de setembro, Independência do Brasil. Nisto pediu que esse trabalho não seja feito somente em datas festivas e sim no dia a dia pois a população merece o melhor. Mudando de assunto relatou a situação do aumento de casos de Covid 19 e que com isso vem a preocupação em relação a festa de comemoração do 7 de setembro. Falou também do Decreto proibindo bebidas alcoólicas dentro do ginásio Poliesportivo, falando ainda que concorda plenamente com esse Decreto. Na ocasião falou que as pessoas podem aguentar 5 horas lá dentro sem bebidas, para evitar maiores riscos de desavenças. No tocante contou que a alguns dias atrás, verificou de perto a situação que fica o Ginásio quando termina os jogos, citando que as arquibancadas ficam lotadas de latas de cervejas entre outros lixos que ficam jogados. Nisto pediu que as pessoas tenham mais consciência.   Finalizou dizendo que todo produtor rural tem direito ao Programa Luz Para Todos.

2 FRANCISCO MOURA – PCDOB

Iniciou falando sobre a situação de atendimento da Agência dos Correios, relatando a demora na entrega de correspondências e que muitas das vezes a pessoa têm que se destacar até a Agencia dos Correios para verificar se sua correspondência ou outros pedidos chegaram. Destacou a situação do Bairro do Km 02 e Bela Vista onde não estão sendo entregues as correspondências. Nisto pediu que os Correios precisa resolver essa situação. Mudando de assunto solicitou ao Secretário Municipal de Obras que verificasse de perto a situação da ladeira próximo ao lixão, destacando que o período invernoso está próximo e precisa ser dado acesso para o carro que leva o lixo. Mudou de assunto falando do repasse da porcentagem dos tijolos para Prefeitura, dizendo ainda que precisam verificar como esta essa situação. No demais agradeceu e parabenizou o prefeito pelos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos ramais. Finalizou elogiando o Prefeito pela busca do Programa Luz Para Todos, que vem beneficiando várias famílias.

3 JURACI PACHECO DE MORAES – PT

Iniciou Falando da situação que se encontra¬ a praia, relatando a grande quantidade de lixos jogados ali. Disse que as pessoas têm que ter mais consciência e que precisa haver o mais breve possível uma campanha de conscientização, falou também sobre colocar algumas caixas de lixo em alguns lugares da praia. No tocante disse que precisa haver uma Ação conjunta entre a Prefeitura de Assis Brasil e o Município vizinho de Iñapari, para tratar dessas problemáticas. Falou ainda que o poder público tem que levar a conscientização para essas pessoas. Mudou de assunto falando que sentiu falta de alguns Vereadores na audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, além disso também sentiu falta da presença dos Agricultores. No tocante relatou que ele e o Secretário de obras expuseram algumas ideias na discussão e elaboração do Plano e espera que esse plano seja executado pelo menos a metade. Mudou de assunto destacando as obras que vêm sendo feitas no município, falando que precisa ser fiscalizada, pois é uma das principais receitas própria do município. No entanto disse que não tem conhecimento de como está sendo utilizado este recurso recolhido do ISS, nisto pediu aos nobres Vereadores para darem as mãos e juntos estarem e fiscalizando como está sendo gasto esse tributo pois é utilizado para beneficiar o município. Finalizou contando da visita que fez a uma escola na comunidade rural e viu de perto a situação de precariedade, disse que os alunos sentam no chão pois não tem cadeiras para eles sentarem.

Destacando a situação precária de atendimento do Posto do Banco do Brasil, citando que em uma oportunidade já cobrou melhorias. Falando também que toda agência bancária tem normas e devem ser cumpridas, pois o atendimento ao cliente tem horário para começar mas em Assis sempre começa atrasado. Disse que a fila de espera para atendimento fica enorme por conta da demora. Na oportunidade falou também sobre a Secretaria de Agricultura dizendo que não sabe quais são as ações significantes da Secretaria, se não fosse a ação da construção do viveiro. Destacou que é o povo quem reclama para ele. No tocante disse que não escuta reclamações referente ao Secretário de Educação e sim ouve apenas elogios. Disse que Secretario de Agricultura não tem um banco de dados da agricultura para saber qual o potencial do seu setor para poder desenvolvê-lo. Nisto, acha que Secretário deve se preocupar mais com sua pasta e esquecer de se preocupar com ele (Vereador Jura) de deixa-lo de fora dos eventos. Acrescentou que não vai permitir que Secretário se meta em sua vida parlamentar, se quiser ajuda estará à disposição para colaborar. Sugeriu que o Secretario deve procurar os parlamentares para discutir ações da gestão, pois está sendo feito pouco pelo produtor rural de Assis Brasil e poderia estar sendo feito mais porque o Prefeito tem dado condições. No tocante disse que espera que Jerry comece a verificar as ações de alguns secretários de seu governo e que tome uma iniciativa. Nisto criticou dizendo que Prefeito Jerry parece estar fazendo vista grossa nas ações de alguns secretários. Acrescentou dizendo continuará cobrando do Secretário de Agricultura porque foi eleito para isso. Mudando de assunto elogiou a nova Secretária de Saúde, destacando que ouviu comentários de providências que ela vem tomando e são questões louváveis. Ela está buscando verificar a situação dos tabletes e notebooks que vieram para a saúde e foram emprestados para outras secretarias, então ela está reivindicando os aparelhos de volta. Disse que irá sentar com ela para ouvi-la e se colocar à disposição para ajudar. Finalizou voltando ao assunto do Secretário de Agricultura, deixando sua indignação pois acha uma falta de respeito a atitude dele em relação a sua pessoa.

4 WENDELL GONAÇALVES (PSDB)

Iniciou dizendo que convidou o nobre Vereador Wermyson, para realizar algumas visitas no km 17 e 18, aonde foram relatadas reclamações de maus tratos envolvendo servidores do ICMBIO. Citou que algumas pessoas relataram que servidores do ICMBIO no ato de fiscalização perguntavam se o capim da propriedade era para eles (produtores) comerem. Nisto ressaltou como é grande a falta de respeito do órgão com o povo da zona rural. Destacou que não tem nada contra o ICMBIO, mas descorda da forma como realizam o seu trabalho pois eles precisam saber falar com as pessoas, pois existes modos de falar. Mudando de assunto agradeceu ao Secretário de Assistência Social por ter lhe atendido, prestando maiores informações de como será feita a seleção das famílias que irão ser beneficiadas com a doação de 40 (quarenta) lotes de terrenos. Mudou de assunto falando sobre a audiência pública para o debate e elaboração do Plano Plurianual – PPA, falando que foi cobrado pelo Excelentíssimo prefeito a ausência de alguns vereadores. Finalizou destacando a abertura do campeonato que aconteceu no final de semana e disse que foi um sucesso, as pessoas estavam ansiosas para este momento, mas pediu que as pessoas se conscientizem e não joguem lixos no ambiente do Ginásio.

5 MANOEL AROLDO – MDB

Cumprimentou todos os presentes e pegando a fala do nobre Vereador Juraci, falou sobre os computadores que faltam nos postos de saúde para os funcionários fazerem seus trabalhos. Falou também sobre o ISS dando como exemplo na época em que a ponte foi construída, foram arrecadados muitos tributos do ISS, mas na época não teve fiscalização de como foi gastado os valores arrecadados. Explicou sobre sua ausência na audiência pública de elaboração do PPA, pois estava em uma agenda de trabalho, nisto pediu desculpas pela falha de não está presente e parabenizou aos que estavam presentes e colaboraram no debate e elaboração do PPA. Mudando de assunto falou sobre o Posto Terezinha, sobre a situação do Ar Condicionado da sala de curativo que não está funcionando, disse que os pacientes e funcionários estão sofrendo com a situação pois a sala é bem quente. Falou também do Programa Luz para todos parabenizou os envolvidos, citou também que algumas pessoas da comunidade do Ramal da Bacia, lhe procuraram para reclamar o porquê que o Programa Luz para todos vai para outras comunidades e há tantos anos esperam e não são beneficiados, no tocante respondeu que está se informando da situação com alguns representantes da Enegisa.

6 EDUARDO MARQUES DE ARAÚJO – PT

Falou sobre a preocupação com a Empresa Energisa, relatando que alguns anos atrás foi juntamente com uma comissão a Rio Branco para tratar da Situação do Programa Luz Para Todos no município de Assis Brasil e foi informado que haveria sorteio para comtemplar comunidades, mas em 2020 veio a pandemia e não houve o sorteio e agora a Empresa tem dois Programas, Energia Solar e Programa Luz para Todos. Nisto citou que a empresa que ganhou a licitação poderia mandar um engenheiro para fazer um levantamento da situação das famílias para que sejam beneficiadas. Acrescentou que não sabe porque a Energisa não vai ver essa situação de perto. Mudando de assunto elogiou o Prefeito, destacando o desenvolvimento dos trabalhos que vem sendo feitos nos ramais. Falou sobre a elaboração do PPA, dizendo que espera que seja executado. No demais contou que estará indo se cadastrar como fiscalizador do Sindicato Rural. Em relação ao tema ICMBIO, também criticou o tratamento do ICMBIO com as pessoas. Finalizou dizendo que iria levar até o Prefeito Jerry as reivindicações do povo para que sejam assistidos.

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.