CÂMARA VOLTA AOS TRABALHOS!

por Antonia Nascimento publicado 10/08/2020 22h05, última modificação 10/08/2020 22h06
Confira as pautas discutidas pelos Vereadores na sessão de Terça-Feira

1 MANOEL MATIAS (MDB)

Deixou seus pêsames pela morte de Henoch Timótio. Depois convidou os vereadores para ir visitar a rua Tancredo Neves em frente ao Izaías, fazer fiscalização, destacando que uma moradora colocou DEPASA na justiça, para arrumar o bueiro, e quando foram tirar os bueiros, verificaram que nunca passou uma gota de água dentro, nisto reclamou que o povo que faz obras, faz de todo jeito, cava e enterra e quer saber se termina a obra e no final quem sobre é a população. Nisto destacou que o Vereador que fiscaliza é a alma de uma gestão e o prefeito que o ouvir, será o prefeito mais bem sucedido. Então muitas vezes se ele ouvir as críticas ele vai ser ajudado, mas quando ele não faz por birra, fica tudo mais complicado. Outro assunto foi sobre os banheiros dos funcionários das endemias, que sempre bateu na tecla e volta a reclamar porque, principalmente com essa pandemia que exige lavar as mãos sempre, mas eles não têm um banheiro, nem pia, então não tem como eles seguirem as normas de higiene e saúde pública. Falou também sobre o ramal do Pedro Pereira está sendo feito, no que comentou que todos são sabedores que ele tanto pediu por aquele ramal, nisto reclamou que agora alguém foi lá e disse que foi ela quem havia pedido para fazer o ramal. Mas apesar de tudo, a melhoria do ramal é motivo de comemorar e agradecer. Finalizou dizendo que acha que ramal tem que ser feito mediante as necessidades da população, pois acha o cúmulo uma pessoa ter muita produção e não ter um ramal bom para escoá-la.

 

02 GILDA ALMEIDA (PSD)

Iniciou falando sobre o medo do covid, mas que graças a Deus todos estão todos bem. Depois deixou seus pêsames e lamentou pela morte do Balbino, do Henoch, do senhor Mento e demais pessoas, que infelizmente foram levadas pela covid. Nisto destacou que é triste ver as pessoas não poderem velar seus entes queridos.  Dentre outras coisas, deixou seu repúdio ao vídeo que o Vice-Governador fez exaltando um rapaz em Assis Brasil, dizendo que queria que ele fosse eleito para fazer um limpa, mudança e renovação na Câmara, porque estava precisando. A Vereadora disse que se sentiu otária, uma babaca de ter pegado sol e chuva pedindo votos para ele (Vice-Governador), e quando ele vem em Assis fala uma coisa dessas. No que contou que enviou um áudio malcriado para ele, pois os Vereadores de Assis Brasil não merecem as palavras que ele usou. Então no dia que ele vier de novo em Assis, irá falar na cara dele tudo o que tem vontade e dizer que nas próximas eleições quem vai fazer renovação de vice governador é o povo. Disse ainda que jamais fará campanha novamente para o Vice-Governador, pois acha que ele é débil mental e sofre de amnésia, porque foram os atuais seis vereadores da base de Assis Brasil que ajudaram a colocar ele dentro do palácio, e ele vem em Assis para falar essas besteiras. Indignada, falou que ele querendo ou não, os atuais vereadores serão os representantes do povo até 31 de Dezembro e exigem respeito.

 

 

3 WENDELL GONÇALVES (PSDB)

Destacou que fez duas indicações, a primeira para nomear o posto de saúde da Divisão, com o nome de Francisco Joaquim Dos Santos, enfatizando que já havia feito essa mesma indicação em 2017, para homenagear a família do senhor Chico Santos e outra indicação foi para homenagear o Genézio, solicitando que o posto de saúde da Icuriã, fosse nomeado como Genézio Pereira Rodrigues. Depois relatou as cobranças feitas pelos Vereadores para o posteamento do km 02, e que graças a Deus, agora está sendo feito e está ficando bonito, um serviço de qualidade. Outra cobrança que está sendo atendida e que foi muito cobrada era sobre a questão da internet, nisto destacou que a ANATEL informou que apartir de 2021 vai haver investimento maior de internet no município de Assis Brasil. Além disso, falou sobre a iluminação pública da cidade dizendo que está carente, mas em alguns pontos já foi trocada por lâmpada de led, e é de muita qualidade. Disse saber das dificuldades do município em realizar esse trabalho, porque não tem condições estruturais suficientes, tais como ter um caminhão adequado para a realização da iluminação pública. Sobre o coronavírus, disse povo reclamava nas redes sociais sobre os haitianos, mas pelo que se sabe não teve nenhum caso de covid entre eles.  No começo teve muito espanto e cobrança, mas hoje o que se vê é muita aglomeração, festinhas, gente se reunindo para ir à praia, etc. No tocante, aconselhou que o povo tem que mudar de atitude. Dentre outras coisas, falou sobre a situação de saúde do seu pai, que testou positivo para coronavírus, mas que graças a Deus está se recuperando bem. Falou sobre as mudanças de partido, informou que ele próprio saiu do PR e foi para o PSDB, e nisto desejou sorte a todos. Sobre as falas da Vereadora Gilda em relação ao vídeo do Vice Governador, destacou que não lhe afeta, porque a população é conhecedora do seu trabalho. Sobre a questão das placas, disse que realmente teve muita gente dizendo inverdades que havia chegado projeto na Câmara, mas não chegou e se chegasse com certeza seria tratado conforme estipula a lei e se não era certo, não seria aprovado.

 

4 PAULO SALES (PROS)

Deixou seus pêsames às famílias que perderam entes queridos durante esse período de pandemia, solidarizando-se com todos e destacando que o senhor Henoch, foi um grande baluarte no Legislativo de Assis Brasil, pois foi um dos primeiros vereadores deste Legislativo. No demais, reclamou que o Prefeito está tirando maior parte do seu tempo para ficar nas redes sociais ouvindo fofocas, ao invés de colocar a cabeça no travesseiro e olhar pelas pessoas de Assis Brasil. Espera que nas eleições seja eleito um prefeito que pense e queira o melhor para Assis Brasil. Dentre outras coisas, falou sobre sua indicação, solicitando paliativo para o ramal do Icuriã e Catianã, destacando que foi muito cobrado nesses ramais e sabe da necessidade dos moradores em relação a melhoria de ramais para possibilitar qualidade na trafegabilidade. Disse ainda que é imprescindível que o Prefeito faça um paliativo no ramal do Icuriã e Catianã, porque se tornou um caso perigoso para os moradores doentes se deslocarem até a zona urbana porque no meio do trajeto pode vir a falecer antes de chegar no hospital, dada as péssimas estruturas dos ramais.

 

5 ANTONIA CALVALCANTE (PCdoB)

Falou sobre uma polemica na cidade, relativa a um possível projeto que seria encaminhando ao Legislativo para distribuição de mais placas aos mototaxistas. Nisto a população estava dizendo que o seu voto seria favorável porque tem filho mototaxista, mas destacou que jamais iria aprovar um projeto dessa natureza, quando foi presidente desta Casa aonde o ministério público proibia a disponibilidade de mais placas, tanto de mototáxi quanto de taxistas, porque o certo é pra cada mil habitantes uma placa, e em Assis Brasil tem cerca de 26 placas de taxi, então o limite já está extrapolado. Nisto questionou, como é que iria chegar projeto na Casa e os Vereadores iriam aprovar, sabendo da realidade que está. Então tem que ter paciência com o povo que fala sem saber. Dentre outras coisas, reclamou dizendo que acha um absurdo o aluguel da placa de mototáxi custar R$ 600,00 porque o povo sabe a dificuldade que Assis Brasil está vivendo, e ainda querem aumentar o valor do aluguel, então Vereadores não podem deixar isso acontecer. Sobre o posteamento do km 02 o povo está muito satisfeito, destacou que foi um projeto de sua autoria para posteamento do km 02, aprovado por todos os vereadores. Esteve visitando e está quase todo posteado e estará beneficiando a todos No tocante, destacou que tem pessoas que dizem que os Vereadores não trabalham, mas o posteamento é resultado do trabalho dos Vereadores e muita gente não sabe. Eles não sabem que todos os dias cada Vereador atende alguém trazendo uma reclamação, um pedido, uma sugestão, etc. Finalizou falando sobre a emenda da Deputada Perpétua para Assis Brasil, que foi contemplado com 04 peladeira, 04 trilhadeira, etc. que provavelmente será entregue em breve. Jenilson estará disponibilizando 30 mil em emenda para Assis Brasil, que provavelmente será revertido em 02 trilhadeiras. Disse também que solicitou recurso para abertura de ramal da boca do São Pedro.

 

06 IVELINA MARQUES (PT)

Disse que Assis está no processo de readaptação em relação ao Covid-19, acredita que já pegou o vírus sem saber. Relembrou que no começo o povo criticava muito quem pegava covid, mas hoje o povo está despreocupado e acredito que isso seja por conta de que muita gente que pegou, se recuperou rápido e não teve complicações. Depois disse que fica pensativa em relação a volta as aulas, acredita que as aulas realmente não voltaram esse ano. Mas nos demais setores, os atendimentos estão acontecendo quase que normal. No demais, destacou que ela deixou de fiscalizar muitas coisas por medo de contrair o vírus, pois se isolou em casa, mas que agora já está na ativa e está buscando informações acerca da situação do ginásio, e disse que crê que o Prefeito vá entregar antes do final do mandato. Depois falou sobre a situação das ruas, e questionou a respeito da situação do ramal do Icuriã, destacando que esteve lá, mas não viu nenhuma máquina entrando para fazer o ramal. No demais, destacou que estará fazendo alguns requerimentos para a próxima semana. Destacou ainda que esteve visitando a Secretária de Saúde e nisto a parabenizou pelo trabalho que vem desenvolvendo frente a pasta. Finalizou colocando-se a disposição para debater pautas na Casa e informando que não será mais candidata a Vereadora.

 

07 CLÁUDIA GONÇALVES (PSD)

Deixou seus pêsames e condolências as famílias que perderam entes querido esse ano, destacando que ela também perdeu seu avô e sabe como é triste e dolorido perder alguém para o covid.  Destacou que passou constrangimento, porque todos da família foram tratados pela sociedade como se tivessem doença contagiosa e tivessem trazido o covid para Assis Brasil. Foi difícil, mas superou. Dentre outras coisas, falou sobre o papel do Vereador e disse que muita gente acha que ser vereador é fácil, mas não é. Relatou que esteve no Icuriã, e contou que na volta, e mesmo sem estar doente chorou de dor nas costas e braços por conta das más condições de viagem que o ramal oferece, é muito difícil trafegar no ramal do Icuriã, então disse ficar imaginando como é difícil para quem está doente, ser transportando por aquele ramal. Depois informou que no ramal tem muitos produtores que precisam escoar mas infelizmente o ramal não possibilita. Depois falou sobre a situação da iluminação pública, principalmente no Bela Vista, e destacou que agora está passando a iluminação e o povo tá ficando feliz. Falou também sobre o posteamento do km 02, que agora vai sair do escuro. Finalizou dizendo que irá pleitear novamente as eleições e com a ajuda de Deus irá vencer.

 

08 ANTONIO CAMELO (PP)

Disse que não tem medo do coronavírus porque tem fé em Deus. Sobre as falas da Vereadora Gilda em relação ao Vice-Governador, disse que o que foi dito não lhe abala nem um pouco. Com respeito a Secretaria de Educação, falou sobre a tomada de preços que fazem para adiantar as obras que podem ser feitas sem licitação disse que é legal e o controle interno aprova. Destacou que o requerimento da Vereadora Toinha foi bem feito, mas tem certeza que está tudo em ordem os gastos na reforma da Secretaria de Saúde. Dentre outras coisas informou que o Governador disse que vai trazer canteiro de obras para Assis Brasil, asfaltar 04 ruas e mais outras obras, então espera que realmente aconteça. Finalizou dizendo que o ramal do Icuriã, disse que precisa fazer e zum vai meter a cara para fazer, não só o do Icuriã, mas os outros também.

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.