Aconteceu nesta terça-feira 09 de agosto a 19ª Sessão Ordinária. Vereadores debatem os problemas da comunidade.Confira!

por Adevania da Silva Gonçalves publicado 11/08/2022 13h00, última modificação 11/08/2022 13h00

1-    WERMYSON MARTINS TAMBURINI-PSDB        

Iniciou com reflexão bíblica em Romanos 13, em seguida falou de assuntos referentes ao Município, contou que semana passada esteve visitando a construção e ampliação do prédio da feira do Agricultor Rural, disse que a reforma já está na terceira semana, fez questionamento sobre a construção dos balcões de vendas, disse que em seu ponto de vista, os balcões ficaram em um local de pouca visibilidade, muito escondido ressaltou o Vereador. No tocante falou sobre a área da frente da feira, disse que quando houver uma reforma, irá beneficiar muitas famílias, disse também que o espaço deve ser utilizado da melhor forma possível. Contou também que esteve no bairro do KM02, onde estão sendo construído os módulos de banheiros sanitários, disse que o trabalho de construção dos banheiros está de qualidade. Na oportunidade contou que no bairro Bela Vista, também foram construídos banheiros sanitários para famílias contempladas, mais que a construção foi de péssima qualidade. Frisando que a construção de banheiros no bairro Bela Vista estava sobre responsabilidade de outra empresa. Destacou que os banheiros no bairro KM02 em construção, estão em fase de acabamento e serão biodigestor de grande qualidade. Na oportunidade disse que pessoas mal informadas a todo momento tentam denegrir a imagem do Poder Legislativo e Executivo, nos trabalhos que ao longo dessa gestão estão sendo realizados, disse que as pessoas muitas vezes falam que os trabalhos realizados, são trabalhos do estado. Mudou de assunto novamente e falou sobre a irresponsabilidade com os veículos públicos, disse que observa a forma que são utilizados. Questionou que são anos para o Município adquirir veículos que são destruídos em pouco tempo de uso, por irresponsabilidade e falta de cuidado por parte dos motoristas. Na oportunidade falou sobre veículos pernoitarem na casa de motoristas, deixando claro que não são todos, ’’mais que por causa de uns infelizmente todos pegam, mencionou o Vereador”. Finalizou contando que participou de um encontro no auditório José Monteiro com Vereadores vindo da cidade de Santa Cataria, mencionando que os Vereadores daquele local, contaram um pouco a forma que trabalham e na ocasião falaram que sempre trabalham em parceria com Poder Executivo.

Questionou a falta de mão de obras no Município, deu exemplo a obra da Unidade Hospitalar de Saúde, disse que houve um atraso de salário e as pessoas que estavam trabalhando saíram por essa situação que houve do atraso de salário. Na ocasião falou que o empresário disse que terá que trazer gente de fora para poder dar andamento ao serviço de reforma, pois não tinha mão de obra no município. Nisto o Vereador solicitou que a gestão traga curso profissionalizante para essa área, no intuito de evitar prejuízos a esses trabalhos. Mudou de assunto e falou que semana passada esteve conversando com Secretario de Agricultura, pedindo para que sejam vistas outras políticas públicas de produção para o município, pedindo ao Secretário que busque parcerias com cooperativas. Disse que o município vem perdendo muito, deu exemplo da produção da macaxeira que dar para produzir diversos alimentos para venda. Lembrou que já foi dado através do SENAR o curso de Manuseio de Produção de Alimento com a macaxeira, disse que precisa trazer essas profissionalizações para as pessoas no município para que aprendam a produzir e vender alimentos de produções feitas dentro do próprio município. Mudou de assunto e falou sobre a situação das ruas, disse que em conversa com Prefeito o mesmo relatou que estará sendo feito o trabalho de tapa buracos, disse que precisa ser vista a situação, deu exemplo a rua 06 do Bela Vista disse que a rua esta precária, precisando ser realizado um trabalho de tapa buracos o mais breve possível. Mudou de assunto e fez críticas a Secretaria de Assistência Social, contou que recebeu reclamações de pessoas onde relatam, que funcionárias querem obrigar as mesmas a declara renda, ficam questionando, investigando de forma constrangedora. Disse que a equipe do Auxilio Brasil tem que levar conhecimento aos usuários, em realizando trabalho de políticas públicas. Fez severas críticas, deixando seu repudio pelo mal atendimento as pessoas que recorrem ao setor. Mudou de assunto e contou que uma pessoa necessitou do serviço de transporte da saúde e não informou a situação do paciente, pois o mesmo não conseguia deitar, ao ter conhecimento da situação, a Secretaria de Saúde resolveu imediatamente. No tocante disse que essas situações acontecem por falta de comunicação, entre atendente e público. Disse que um servidor  que atende ao público tem que saber lidar com pessoas.

2-    JURACI PACHECO DE MORAES –PT  

Falou sobre visita realizada na comunidade do Katianan, onde participou de um torneio de futebol, disse que estiveram presentes também o Presidente da Casa Wendell Gonçalves e Vereador Eduardo Marques. Destacou que foi um belo evento, estiveram presente muitas pessoas no local. Na oportunidade contou que no mês agosto e setembro, acontecerá um campeonato na localidade, destacando que o Prefeito Jerry Correia, se comprometeu com a premiação. Então contou que em conversa com algumas pessoas daquela região, teve conhecimento que existem trechos de ramais próximos, que foram feitos na época da Ex prefeita Eliane Gadelha, onde reclamarão que a máquina estive próxima a esses trechos de ramais, que tem em torno de 01KM, que segundo relatos daquelas pessoas, o motorista informou que não havia como a máquina entra naquele percurso. Na oportunidade disse que ia conversar com Prefeito Jerry, sobre a situação. Mudou de assunto, destacou a fala do Vereador Wermyson Martins, sobre a irresponsabilidade dos motoristas, destacou que isso já é de conhecimento de todos. Mudou de assunto mais uma vez e disse que no início de seu mandato falou com Prefeito Jerry Correia, sobre a criação um conselho, com pessoas que não tivesse vínculo empregatício na gestão, disse que objetivo da criação do conselho seria ajudar o Prefeito em sua gestão. Frisou que muitas vezes não entende, ´por que o Prefeito não coloca em pratica ideias que irão ajudar a gestão. Mudou de assunto e falou sobre os trabalhos nos ramais, dando sua opinião observa que estão focando muito nos trabalhos na zona rural, esquecendo a área urbana. No tocante disse que o Prefeito Jerry, criou duas frentes trabalhos para ramais e que não ver necessidade disso menciona o Vereador. Nisto disse que existem ruas que já poderiam ter realizado trabalho de tapa buraco, destacando que muitas vezes são pequenas crateras. Fez críticas disse que muitas vezes é falta de criatividade e planejamento por parte da Secretaria de Obras. Nisto citou que na gestão existe um arquiteto e uma engenheira, que poderiam fazer levantamento da situação das ruas e irem trabalhando em cima da necessidade de cada uma. Na ocasião também   falou sobre o mercado Municipal, falou que existem muitos boxes vazios no local e que em sua opinião seria necessário, serem criadas condições para que os produtores aumentem suas produções, disse que isso só acontecerá se o poder público ter iniciativa. No tocante parabenizou ao Prefeito Jerry Correia, pela conquista da sala de telemedicina, na UBS Antônio Alves Cavalcante no KM02 em parceria com hospital Halbert Einstein, entre tantas outras conquistas nesse período de gestão finalizou.

Fez críticas a Secretaria de Assistência Social, disse que estava aguardando ver se alguns vereadores iriam enxergar o que vinha acontecendo na Secretaria, disse que não tinha levado o assunto a tribuna  da diversas reclamações, pois a Secretaria que se encontra na pasta da Assistência, já esteve como Secretaria na Saúde, e por levar os problemas da secretaria ao conhecimento da gestão, foi vera mente criticado quando a mesma foi exonerada do cargo, por esses motivos estava aguardando os demais vereadores, levarem a tribuna reclamações que vem recebendo de pessoas que necessitam de atendimento na secretária. Contou que até o momento não havia falado nada para que as pessoas falassem que era perseguição. Frisou que a Secretaria não tem culpa, mais a equipe que trabalham no Programa Auxilio Brasil, fazem de tudo para que as pessoas não se cadastrem no Cadunico, para que possam aguardar serem contempladas. No tocante disse que a pessoa que for ao local se cadastrar, tem que ser cadastrado conforme informações declaradas e não serem questionadas, falou que a pessoa autodeclara e o sistema do Governo Federal através de cruzamento, verifica se a pessoa está no critério de ser comtemplado ou não ressaltou. Destacou que as dificuldades impostas são tão grandes, que nem se inscrever as pessoas estão conseguindo. Na ocasião relatou sobre ocorrido com irmão do Orcelio Rios, disse que é brasileiro e teve seu benefício bloqueado por falta de atualização no Cadastro Único, que só foi realizado e resolvida a situação após conhecimento do Prefeito Jerry Correia. No tocante disse que são situações que não precisariam chegar ao Prefeito para serem solucionadas.   Mudou de assunto e disse que aqui em Assis Brasil só se tratar da Cultura do café, não tratam de outra cultura de produção, o que precisa é de incentivo para o pequeno agricultor. Disse que não se prolongaria muito, pois não entendia o porquê de trabalharem só em cima de uma cultura. Destacou que se fizessem quatro hectares de área arada, para que o pequeno agricultor comesse a fazer suas produções, já era um avanço. Mudou de assunto e falou sobre as convenções das candidaturas para disputa na eleição, mais os partidos tem até o dia 15 para fazerem a inscrição no Tribunal Regional Eleitoral e mudanças se necessárias, disse que acredita que ainda haverá mudanças. Na oportunidade falou que espera que seja feita uma política limpa, e que não haja adversidades por conta de política.

3-    WENDELL GONÇALVES MARQUES-PSDB

Cumprimentou todo o dispositivo e público presente, em seguida falou sobre ter participado de um torneio na comunidade do Katianan. Registrou ter sido convidado pelo Vereador Juraci Pacheco, disse que viu a quantidade de pessoas presentes no local, observando como as pessoas ali gostam de esporte. Na ocasião elogiou a Coordenação de Esporte, Prefeito Jerry Correia e o Vereador Juraci Pacheco por estarem levando aquele local entretenimento com torneio futebolístico. Mudou de assunto e falou sobre a sala telemedicina na UBS do KM02, contou que será realizada consultas com especializas online. Criticou veemente a Secretaria de Assistência Social, disse que naquele mesmo dia ele mesmo presenciou a situação da secretaria, falou que esteve com sua cunhada no local, que tem uma filha portadora de síndrome de Down e precisava realizar atualização cadastral da filha, disse que ao chegar se deparou com forma que as pessoas que trabalham no atendimento do CADunico e Auxilio Brasil, antigo Bolsa Família atendem as pessoas. Na ocasião   disse que as pessoas que vão realizar suas atualizações cadastral, não tem obrigação de ouvirem tantos questionamento em relação a sua renda. Mencionou também, que tantas pessoas se deslocam da zona rural de áreas de difícil acesso, para serem amparados, resolverem suas situações que não são resolvidas, criticou o Presidente da Casa Wendell Gonçalves.             No tocante disse que são situações que atrapalha a gestão do Prefeito Jerry Correia. Nisto contou que corriqueiramente recebe muitas reclamações de pessoas sobre serem mau atendidas naquele setor. Mencionou que as pessoas que recorrem a Assistência são pessoas que necessitam. Falou que a situação é revoltante e que estará levando ao Prefeito as reclamações e espera que a situação seja resolvida.

 

4-EDUARDO MARQUES DE ARAÚJO-PT

Iniciou falando sobre o torneio realizado de futebol na comunidade da Katianan, onde ouviu críticas a seu respeito, pessoas questionando se ele iria contribuir com a premiação de um campeonato previsto, na ocasião confirmou que irá contribuir sim ressaltou o Vereador. Seguindo falou de sua felicidade de ver a realização daquele torneio de futebol. Disse ter ouvido de pessoas que não votariam nele porque ele não trabalha com a área esportiva. Falou que diariamente, está sendo cobrado por alguns indígenas, que querem   uniforme esportivo, para que possam estar realizando seus campeonatos e torneios. Em seguida agradeceu ao Deputado Léo de Brito, por esta destinando recursos para área do esporte. Mudou de assunto e falou que irá buscar juntamente com a gestão que seja feito na comunidade do são Peregrino um campinho de futebol, para que as pessoas possam estar brincando e se reunindo no local. Falou do time da comunidade indígena mulateiro, disse que se consagram campeões em qualquer disputa de torneio de futebol, pois sempre estão jogando, têm preparo físico ressaltou o Vereador. Mudou de assunto e falou sobre reclamações que foram feitas na última Sessão Ordinária, por vereadores que na ocasião reclamaram de algumas situações na área da Saúde. Nisto contou que esteve verificando de perto as situações ditas na última sessão e em conversa com pessoas no posto de saúde e com Secretaria de Saúde, a mesma explicou a situação. Mudou de assunto e destacou a fala do Vereador Juraci Pacheco, quando questiona a situação do trecho de 01 km de ramal não ter sido feito, disse que a máquina tinha apresentado defeito e por esses motivos atrasou os serviços, disse também que no momento estão priorizando cesso ao ramal da Santa do Bom Sucesso, pois já está aproximando a caminhada que fieis fazem até o local e que logo após voltara o andamento dos trabalhos.


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.