3ª SESSÃO DA CÂMARA DE ASSIS BRASIL

por Antonia Nascimento publicado 11/03/2020 13h09, última modificação 11/03/2020 13h09
Confira os discursos e matérias votadas!

1 MANOEL MATIAS (PSD)

Falou sobre as mudanças que foram feitas na administração pública, destacando que já estava passando da hora, nisto parabenizou a nova Secretária Selma pois atende muito bem a população e os Vereadores. Mudando de assunto, fez referência ao seletivo da Assistência Social realizado no ano trasado, com três vagas, informando que recentemente foi feito a chamado dos selecionados, no que uma das pessoas assinou desistência, e uma outra pessoa ao saber da chamada, foi procurar na Prefeitura, aonde lhe informaram que ela teria de fazer outro seletivo se quisesse entrar no cargo, porque durante os dias de vigência da chamada, ela foi procurada em todos os lugares mas não a encontraram. No que o Vereador, disse achar engraçado porque quando ela fez o seletivo deixou seu contato e endereço para que a Prefeitura entrasse em contato, além disso todos eram sabedores de que ela estava trabalhando no MP, tirando mês de férias de um servidor. Criticou enumerando que se for fazer seletivo tem logo que dizer quem pode e quem não pode, porque se for pra ser dessa forma que ficam humilhando e enganando as pessoas, não dá. No tocante, informou que entrou em contato com o Prefeito e ele ficou de dar uma resposta a respeito do caso. Mudando de assunto, disse que em relação ao documento que veio do MP, sobre as diárias pagas ao ex Secretário de Saúde, todos os vereadores acham um absurdo a pessoa sair e ir fazer curso fora do Estado com dinheiro público, passagens e pagamento do curso, etc, tudo por conta do município, destacando que alí ele se apoderou do dinheiro público para fazer o que quisesse. Dentre outras coisas enfatizou que no primeiro ano de mandato pediu banheiro público para as Endemias, mas ainda não foi atendido, mas que em apenas um ano o secretário de saúde tirou mais de sessenta e quatro mil reais em diárias, nisto questionou se não dava para ter tirado um pouquinho para construir o banheiro. Acrescentou que tem muitas pessoas querendo se candidatar e espera que as pessoas pensem em um Assis Brasil melhor, sem buracos, com medicamentos nos postos, escolas reformadas, etc. pois isso é o que todos os vereadores querem e para isso precisam coibir ações como essas das diárias, no sentido de fiscalizar. Finalizou falando sobre suas indicações, enfatizando que se deve insistir no que quer e no que acredita.

 

2 WENDELL GONÇALVES (PL)

Parabenizou todas as mulheres pelo Dia internacional da mulher, denotando que no legislativo tem muitas mulheres e que estão buscando seu espaço e muitas vezes tem mais garras que qualquer outra pessoa. Mudando de tema, anunciou que no dia 11 de Março estará se desfiliando do PL, no que agradeceu ao partido pela força que NÃO lhe deu, pois tudo o que conseguiu foi por conta de trabalho próprio. No tocante indicou que o PL cuide melhor de seus coligados. Depois discorreu sobre sua indicação feita em conjunto com a Vereadora Gilda, para construção de 08 boxes na concha acústica, já faz dois anos que vem sonhando com isso, pois embaixo das arquibancadas dava para fazer boxes e ceder para os cidadãos montarem seus lanches, barbearia etc. acredita que o custo não é alto, precisa apenas fechar, fazer pintura e adequações. Pediu que o Prefeito veja com carinho. Que sua segunda indicação foi para reativação da carrocinha, pois sabe que os cachorros na rua rasgando sacolas de lixo é fator crucial para proliferação de doenças. Espera ser atendido. Que sua terceira indicação para construção de banheiro na praça, sendo um pedido de um taxista, e de passantes. Espera que seja executado pelo Executivo. Disse que, se a metade das indicações dos Vereadores fossem atendidas, Assis Brasil, seria uma princesinha. Dentre outras coisas referiu-se à Força Nacional, contou que tal Polícia apreendeu combustível de um senhor que o levaria para trabalhar na sua colônia. Não sabe o que pode e o que não pode, porque nessa fronteira passa de tudo. Mas só agem quando pega um cidadão levando algo para garantir a manutenção de sua terra e seu sustento. No que indicou que talvez poderia ter sido feito apenas uma notificação. Nisto convidou os demais Vereadores para convocar um representante da Força Nacional, para saber o que pode e o que não pode passar na fronteira, porque se fosse alguém com mil litros de gasonlina para vender, era outra coisa, mas no caso era poucos litros, além disso, todos os dias as pessoas atravessam a fronteira para abastecer gasolina do Perú que é mais barata. No tocante, deixou seu repúdio a atitude da Força Nacional. Mudando de tema, parabenizou o início das aulas e o esforço das instituições municipais e estadual. Depois relatou que Prefeito disse que tem casa de apoio Rio branco, no Centro da cidade, para receber as pessoas que vão de Assis Brasil, que lá tem geladeira, fogão, banheiro, etc. então agora as pessoas não saem mais de madrugada e sim à tarde, dormem na Casa de Apoio e vão para a consulta descansados. Finalizou parabenizando a Edissandra, pelo trabalho que fez na FUNAI e também a Edinelza, pelo esforço que sempre teve com o povo indígena e que ela tenha sucesso na gestão.

 

3 ANTONIO CAMELO (PP)

Deu graças a Deus pela oportunidade de estar na Tribuna depois de muito tempo por motivos de saúde. Hoje está com saúde e agradece a Deus por isso, assim como as orações dos amigos e igrejas que se prostraram pedindo por ele. Contou que ouviu críticas contra os Vereadores, que segundo o povo não estão trabalhando. Nisto disse que faz convite aos críticos, que se candidatem para fazer tudo o que eles pedem que seja feito, mas as pessoas se negam dizendo que não querem. No que retruca o Vereador, destacando que as pessoas não conhecem as Leis e os tramites legais para funcionamento da coisa pública, que poucas pessoas sabem realmente o quanto a Prefeitura deve e que ele próprio já pediu até cópia da Prefeitura, para quando as pessoas falarem ele mostrar. Nisto destacou a dificuldade da Prefeitura com relação as certidões negativas, destacando que até hoje tem convênios emperrados que não vão sair por conta disso.

 

4 GILDA ALMEIDA (PL)

Disse que também estará saindo do PL, mas que ainda está pedindo orientação a Deus, para ver para qual partido estará indo. Contou que o partido que queria ir de coração era o PP, mas acha uma vergonha o partido do Governador estar como está, sem presidente, nem vice presidente. Nisto se sente perdida porque quer ir para um partido que tenha pré candidatos e não encontrou segurança no partido do seu coração que é o PP. Sente que o Governador, não está dando muita confiança para o partido dele em Assis Brasil. Disse que conversou com o Messias e Neudo, mas ainda não teve acordo. Concluiu, destacando sabe que Deus a ama e a honra, então irá fazer por ela própria e agirá pela razão e não pelo coração. Contou que teve uma visão de Deus, aonde via duas mulheres e um homem lhe chamando, para ir com elas e ela não ia por covardia, mas agora não é mais covarde e irá e em nome de Jesus irá pleitear as eleições e se eleger.

5 CLAUDIA GONÇALVES (PSD)

Parabenizou as mulheres pelo seu dia, e a cada uma das mulheres presentes prestou sua homenagem. Contou de suas andanças na zona rural, destacando que muitas vezes encontra paz e conselhos nas casas que visita e, é gratificante porque muitas vezes não está em paz por causa dos problemas da cidade, tais como ruas esburacadas, falta de iluminação, etc, mas que encontra sossego em muitos locais. Nisto agradeceu o apoio dos seus amigos, que lhe dão palavra de carinho e conforto, mesmo que muitas vezes não sejam seus eleitores, mas acima de tudo são seus amigos. Falou do ramal do Recife que não foi melhorado esse ano até o final da rota, contando que os moradores reclamam, por terem que fazer desvios para poder chegar a cidade. Nisto pediu ao Prefeito que olhe para lá porque o ramal sempre fica esquecido, apesar de ser muito grande e ter rota de transporte escolar com grande demanda de alunos. Em relação as mudanças de partido, afirmou que continuará em seu partido PSD. Disse que houve rumores de que ela iria para o PP, mas não é verdade, que quando decidiu ser candidata escolheu o PSD para ser seu partido de coração e não pretende sair dele. Falou da visita do Senador Petecão ao ginásio, pois a emenda para construção do mesmo, é sua, então foi ver como estava, no que o Senador pronunciou não acreditar que vai ser entregue em Abril, porque tem muito a ser feito ainda. Destacou que o objetivo principal da visita do Senador foi o lançamento da pré-candidatura do Zé do Posto à Prefeitura de Assis Brasil, enumerando que foi uma festa bonita. Em relação ao pleito eleitoral, denotou que cada vereador fez seu trabalho, então cada qual tem sua área e espaço, não precisa ficar puxando tapete de ninguém. Acrescentando que a política do bem é muito bonita, mas a politicagem do mal é destrutiva. Finalizou agradecendo a Deus por tudo de bom que tem acontecido em sua vida.

 

6 ANTONIA CAVALCANTE (PCdoB)

Falou das visitas que fez durante o final de semana, aonde viu a questão de uma ponte no Humaitá, que não passa nem animal, as pessoas deixam seus animais do outro lado para poderem atravessar. Disse que, Já fez indicação ano passado para construção da ponte e irá reiterar esse ano. Que, outra ponte no Sol a sol, ramal do Vicente, precisa ser feita urgente. Mudando de assunto, parabenizou a nova Secretária de Saúde do Município, Selma, porque atende bem a todos, diferente de seu antecessor, pois agora o Vereador tem passagem livre para conversar e sugerir. A Vereadora falou de sua preocupação com a casa de apoio em Rio Branco, porque foi passado o carro diante dos bois, uma vez que a Casa tinha que ter a liberação do Legislativo, sobre os valores que serão pagos, mas apesar disso, parabenizou porque é melhor para os pacientes que saem daqui e não precisam ter pressa. Depois relatou ter ouvido de moradores da zona rural que tem pré candidatos dizendo que tem o poder de instalar o Luz Para Todos nas casas das pessoas. Nisto riu-se e disse que essa pessoa está engatinhando na política e da missa não sabe um terço, pois está vendendo uma mercadoria que não poderá entregar, pois quem faz o levantamento e coloca energia é a Energisa, através de seus técnicos. Dentre outras coisas, reclamou que as funcionárias da escola, principalmente merendeiras estão 3 meses sem receber seus salários, estão trabalhando de 12 a 13 horas por dia sem, sequer receber. Informou que tem apenas 3 merendeiras para cobrir os 3 horários e acha o cúmulo do absurdo, porque sobrecarrega, então precisa de mais 1 merendeira para fazerem rodízio e trabalharem menos. No que parabenizou o governo pela questão da merenda estar de excelência, mas está sobrecarregando as funcionárias, nisto espera que governo resolva a questão o mais breve possível. Finalizou discorrendo sobre a construção dos banheiros na praça, dizendo que desde o início do mandato vereadores tem lutado e não tem conseguido, mas quem sabe uma hora a construção sai. Que, não sabe porque os banheiros que existem na praça, não são liberados para uso da população, mesmo que seja cobrando taxa.

 

MATÉRIAS VOTADAS

 Projeto de Lei Nº 001/2020, datado de 09 de Janeiro de 2020, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a constituição de gestão associada com o Estado do Acre e entes da administração pública estadual, para a execução de funções públicas relativas aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e dá outras providências. (APROVADO POR UNANIMIDADE);

 Projeto de Lei Nº 002/2020, datado de 15 de Janeiro de 2020, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Programa de incentivo ao estágio no âmbito do Poder Executivo Municipal, e dá outras providências. (APROVADO POR UNANIMIDADE)

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.